O Grêmio venceu o Vasco por 1 a 0 na noite deste domingo, em uma partida marcada por condições adversas no gramado da Arena Condá, em Chapecó. O resultado fez com que o Tricolor saísse da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após 11 rodadas. O gol da vitória foi marcado por Soteldo.
Com a vitória, o Grêmio chegou a 18 pontos e ocupa a 16ª posição na tabela. O Vasco permanece na 11ª colocação, com 23 pontos.
O estado do gramado, comprometido pela forte chuva que atingiu o interior catarinense, apresentou poças e áreas com barro, o que influenciou o ritmo da partida. O Grêmio teve as melhores oportunidades, com Soteldo e Cristaldo sendo os jogadores mais perigosos. Philippe Coutinho, titular, fez uma finalização que foi defendida por Marchesín. O Vasco também criou uma chance significativa com Vegetti, que cabeceou ao lado da trave, e no rebote, David chutou em cima da defesa gremista.
No segundo tempo, o Vasco fez alterações, colocando Payet no lugar de Coutinho e o zagueiro Rojas no lugar de Emerson Rodríguez. O francês levou perigo com uma finalização de longe, mas o Grêmio continuou a controlar a partida e criar chances. Cristaldo, Reinaldo e Pavon tiveram arremates que exigiram boas defesas de Marchesín e Maicon. O gol de Soteldo saiu aos 11 minutos do segundo tempo, após um passe de Pavon. Soteldo encontrou espaço e tocou para o fundo do gol, marcando o único gol da partida.
A forte chuva em Chapecó complicou as condições do gramado, obrigando os jogadores a utilizarem frequentemente cruzamentos e a jogar a bola para o alto. Além disso, o carro-maca atolou ao entrar em campo para atendimento, precisando da ajuda de Vegetti e Villasanti para ser retirado.
O Vasco tentou pressionar no final, mas não conseguiu converter suas tentativas em chances claras de gol. Vegetti e Rodrigo Ely tiveram oportunidades pelo alto, mas sem sucesso.
O Grêmio enfrentará o Corinthians na quarta-feira, às 20h30 (do MS), na Neo Química Arena, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor jogará contra o Athletico no domingo, às 15h, na Ligga Arena.
O Vasco também estará em campo no meio de semana, enfrentando o Atlético-GO no Antônio Accioly, no mesmo dia e horário, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No fim de semana, o Vasco receberá o Bragantino em São Januário, no sábado, às 18h, pelo Brasileirão.