Em um confronto emocionante realizado neste domingo (04/06), em Porto Alegre/RS, o Grêmio garantiu a vitória de virada sobre o São Paulo, pela nona rodada do Brasileirão. Com gols de Cristaldo, em cobrança de pênalti, e Reinaldo, ex-jogador do São Paulo, a equipe gaúcha triunfou por 2 a 1. Calleri abriu o placar de cabeça para os visitantes. O Grêmio soube aproveitar sua superioridade técnica no primeiro tempo para conquistar a vitória, enquanto o time de Dorival Júnior, após sofrer a virada, não conseguiu ser eficaz no segundo tempo, mesmo com uma melhora em seu desempenho.
Com esse resultado, o Grêmio alcançou a terceira colocação na tabela, com 17 pontos, enquanto o São Paulo caiu para a sétima posição, com 15 pontos.
Primeiro Tempo O São Paulo teve seu único momento de destaque no primeiro tempo em um contra-ataque conduzido por Caio Paulista, que resultou em um gol de cabeça de Calleri. A partir desse momento, o domínio da partida foi todo do Grêmio. Rafael, goleiro do São Paulo, fez duas boas defesas em cabeçadas de Suárez e Kannemann, porém, aos 28 minutos, não conseguiu parar o pênalti cobrado por Cristaldo (marcado após o árbitro assinalar uma mão de Alan Franco). O destaque negativo para Rafael ocorreu aos 38 minutos, quando ele aceitou um chute cruzado de Reinaldo entre as pernas, cumprindo a chamada "lei do ex". Contudo, foi o próprio Rafael que evitou o terceiro gol dos donos da casa ao defender uma finalização de Suárez aos 42 minutos. A vitória parcial do Grêmio ao final do primeiro tempo foi mais do que merecida.
Segundo Tempo A vantagem construída no primeiro tempo proporcionou mais tranquilidade ao Grêmio na etapa final. Por sua vez, o São Paulo precisou se lançar ao ataque em busca da reação. Aos 10 minutos, quase veio o empate em uma bela finalização de Rodriguinho que acertou o travessão, após receber um ótimo passe de Michel Araújo pela esquerda. Em resposta, o time gaúcho quase ampliou o placar com tentativas de Cristaldo, bloqueado por Arboleda, e Bitello, que parou em uma boa defesa de Rafael. No geral, o São Paulo teve mais posse de bola no segundo tempo, mas não conseguiu construir o suficiente para empatar o jogo. Apesar de suas tentativas, os visitantes esbarraram na sólida defesa do Grêmio, que se mostrou mais eficiente ao longo da partida.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio voltará a campo no próximo domingo, às 17h30 (Horário do Mato Grosso do Sul), para enfrentar o Flamengo no Maracanã. No mesmo dia, às 15h (MS), o São Paulo receberá seu rival Palmeiras no Morumbi. Antes disso, no entanto, o time paulista terá um confronto válido pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira, às 18h (MS), contra o Tolima, em casa.