O Santos sofreu uma baixa significativa para o restante da temporada de 2024. O clube confirmou neste sábado (25) que o goleiro João Paulo sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo. A lesão ocorreu na derrota por 2 a 1 para o América, em Belo Horizonte, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. João Paulo passará por cirurgia neste domingo (26) em São Paulo.
A lesão aconteceu ainda no primeiro tempo da partida. João Paulo se lesionou ao tentar interceptar um recuo de bola e caiu no gramado com fortes dores. O atacante Renato Marques, do América, aproveitou a situação para marcar o primeiro gol da equipe mineira, o que gerou reclamações por parte dos jogadores do Santos devido à falta de fair-play.
Substituído por Gabriel Brazão após o incidente, João Paulo deixou o campo visivelmente abatido. A situação foi contornada, e o jogo prosseguiu apesar das queixas santistas. Em um gesto irônico, o Santos devolveu a bola ao América na saída de jogo.
João Paulo, titular indiscutível do Santos, já havia disputado 23 partidas na temporada de 2024. A recuperação de uma ruptura do tendão de Aquiles é longa e complicada, geralmente exigindo de seis meses a um ano para um retorno completo aos gramados. Portanto, é improvável que o goleiro volte a atuar ainda nesta temporada.
Mesmo com a derrota, o Santos lidera a Série B com 15 pontos, empatado com o América, mas levando vantagem nos critérios de desempate. O próximo compromisso do Peixe será no dia 3 de junho, quando recebe o Botafogo-SP na Vila Belmiro.
A perda de João Paulo representa um grande desafio para o técnico Odair Hellmann, que precisará ajustar a defesa do time para manter o bom desempenho na competição. O substituto imediato, Gabriel Brazão, terá a oportunidade de se firmar como titular e ajudar o Santos na busca pelo retorno à elite do futebol brasileiro.