O atacante Gabigol utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira, para ironizar a expulsão do zagueiro Jonathan Jesus, do Cruzeiro, na derrota por 3 a 0 para o Internacional, no último domingo, no Beira-Rio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A manifestação ocorre em meio a discussões sobre uma nova diretriz da CBF relacionada a fintas com domínio sobre a bola.
A publicação do jogador do Flamengo faz referência a um ofício enviado pela Confederação Brasileira de Futebol na semana passada, no qual a entidade informa que passará a aplicar cartão amarelo a jogadores que utilizarem o gesto de "subir na bola" como forma de finta. Segundo a CBF, a ação passa a ser enquadrada como conduta antidesportiva.
A medida foi comunicada dias após o atacante Memphis Depay, do Corinthians, realizar o movimento na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras. O lance gerou repercussão à época. A CBF justificou a decisão como forma de evitar interpretações que possam gerar confronto ou desrespeito entre os atletas. Em 2023, jogada semelhante foi protagonizada por Soteldo, do Santos, na vitória sobre o Vasco, pelo Brasileirão, na Vila Belmiro.
No episódio do último domingo, Jonathan Jesus foi expulso aos 20 minutos do primeiro tempo, após dividida com o atacante Wesley, do Internacional. O cartão vermelho gerou protestos imediatos por parte do Cruzeiro, que levou dois gols logo após a expulsão. Após a partida, dirigentes do clube mineiro se manifestaram publicamente contra a decisão da arbitragem e encaminharam queixa formal à CBF.
O árbitro da partida foi Marcelo de Lima Henrique, com Daiane Muniz responsável pelo VAR. A comissão de arbitragem da CBF ainda não se manifestou oficialmente sobre a atuação da equipe no Beira-Rio.