O Fortaleza voltou a vencer na Série A ao derrotar o Grêmio por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão. O gol da vitória foi marcado por Lucero, em cobrança de pênalti, garantindo os três pontos para o time da casa e afundando o adversário na zona de rebaixamento. A partida, apesar de morna, contou com chuva, uma expulsão, um pênalti e a revisão de um possível segundo pênalti.
Com o resultado, o Fortaleza chegou a 13 pontos e ocupa a 11ª posição na tabela. Já o Grêmio, com apenas seis pontos, caiu para a 19ª posição. A 10ª rodada do campeonato termina na quinta-feira (20), e o Grêmio tem dois jogos a menos, enquanto o Fortaleza tem um.
O jogo começou com o Fortaleza finalizando com Breno Lopes, mas o lance foi anulado por impedimento. O Grêmio rapidamente recuperou o volume de jogo e dominou a partida, com chances criadas por Rodrigo Ely e Du Queiroz, embora sem levar grande perigo ao gol de João Ricardo. Aos 30 minutos, Pedro Augusto e Martinez arriscaram finalizações, mas sem sucesso.
O lance decisivo veio aos 35 minutos. Tinga tentou finalizar de bicicleta e mandou a bola para fora. Após revisão do VAR por possível toque no braço de Rodrigo Ely na área, o árbitro João Vitor Gobi marcou pênalti para o Fortaleza. Lucero converteu a cobrança no canto direito, abrindo o placar. Pouco depois, Pepê, do Grêmio, foi expulso após uma dividida com Martínez, deixando o time visitante com um jogador a menos até o final da partida.
No segundo tempo, o Fortaleza continuou pressionando, com finalizações de Martinez e Lucero. Breno Lopes também teve uma chance aos 20 minutos. Apesar das substituições e da vontade de ampliar o placar, o time da casa pecava nas finalizações. O Grêmio, mesmo com um jogador a menos, se defendia bem. Lucero ainda teve duas chances, aos 33 e 36 minutos, mas não conseguiu marcar.
Nos acréscimos, o Grêmio quase empatou. Rodrigo Ely apareceu no ataque, recebeu e bateu cruzado na trave. No rebote, Nathan Fernandes, livre, isolou a bola. No último lance, Machuca foi derrubado por Nathan Fernandes na área, mas após revisão do VAR, o pênalti foi anulado.
O Grêmio volta a campo no sábado (22) para enfrentar o Internacional no Couto Pereira, às 15h30 (do MS). O Fortaleza visita o Atlético-MG no domingo (23), às 17h30, na Arena MRV. Ambos os jogos são válidos pela 11ª rodada da Série A.