O Fortaleza é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Em partida realizada na Arena Castelão, o time cearense derrotou o Corinthians por 1 a 0, neste domingo, com gol de Yago Pikachu, e assumiu a primeira colocação da tabela. Com o resultado, o Fortaleza chegou aos 48 pontos, ultrapassando o Botafogo, que empatou sem gols com o Bahia e soma 47 pontos. Além disso, o Fortaleza tem um jogo a menos em relação ao time carioca.
A vitória colocou o Fortaleza no topo da classificação após 23 jogos disputados. Em contrapartida, a situação do Corinthians é cada vez mais delicada no Brasileirão. Com a nova derrota, o time paulista permanece com 22 pontos, ocupando a 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento, e com dois pontos de desvantagem para o Fluminense, que é o primeiro time fora do Z-4.
O jogo começou truncado e com poucas chances de gol. No primeiro tempo, o Corinthians teve uma boa oportunidade aos 22 minutos, quando Pedro Raul não conseguiu finalizar o cruzamento de Matheus Bidu. O Timão ainda perdeu Talles Magno por lesão no ombro logo no início da partida. Pelo lado do Fortaleza, a única chance clara veio em um chute de Felipe Jonatan, que exigiu a defesa de Hugo Souza.
Na segunda etapa, o Corinthians voltou mais agressivo após mudanças feitas pelo técnico Ramón Díaz, que desfez o esquema com três zagueiros. O time passou a dominar a posse de bola e criou várias chances, mas esbarrou na falta de eficiência. Yuri Alberto, que retornou ao time após um mês, desperdiçou três boas oportunidades, sendo a mais clara aos 27 minutos, quando Cardona salvou o Fortaleza em cima da linha.
Apesar da pressão corintiana, o Fortaleza aproveitou uma das poucas chances que teve para garantir a vitória. Aos 32 minutos, Moisés fez grande jogada individual, passou por Raniele e Charles, e tocou para Lucero. O centroavante cruzou para o meio da área, onde Yago Pikachu apareceu para finalizar de primeira e marcar o único gol da partida. O time cearense ainda teve um pênalti anulado pelo VAR nos minutos finais.
O Fortaleza volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Botafogo, em duelo direto pela liderança, no estádio Nilton Santos. Já o Corinthians tentará se recuperar na competição na próxima quarta-feira, quando recebe o Grêmio, em jogo decisivo para suas pretensões de se afastar da zona de rebaixamento.