O Fortaleza desperdiçou a oportunidade de garantir antecipadamente sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira (14), diante de mais de 50 mil torcedores na Arena Castelão, o Tricolor empatou por 0 a 0 com o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, e adiou a definição da classificação para a última rodada do Grupo E.
Com o resultado, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda chegou a oito pontos e manteve a liderança provisória da chave. O Fortaleza, no entanto, pode ser ultrapassado pelo Racing, que enfrenta o Colo-Colo nesta quarta-feira. A vaga na próxima fase será decidida no confronto direto entre brasileiros e argentinos, no dia 29, em Avellaneda.
Sem repetir as atuações que resultaram em goleadas recentes contra Colo-Colo e Juventude, o Fortaleza encontrou dificuldades para furar o bloqueio defensivo colombiano. A equipe criou pouco no primeiro tempo e só levou perigo em jogadas isoladas. Aos 23 minutos, Breno Lopes invadiu a área e finalizou por cima.
No segundo tempo, o domínio territorial do time da casa aumentou, especialmente após as entradas de Pochettino, Lucero e Pikachu. A pressão resultou em algumas oportunidades. Breno Lopes cabeceou na trave aos 14 minutos, Lucero perdeu grande chance na pequena área, e Pikachu finalizou com perigo nos minutos finais. Apesar do volume, o placar permaneceu inalterado.
O Atlético Bucaramanga, por sua vez, chegou aos cinco pontos e segue com chances matemáticas de classificação, dependendo de uma combinação de resultados na última rodada.