O Fluminense derrotou o Unión Española por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (14), no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apesar da vitória, a equipe saiu de campo sob vaias da torcida, insatisfeita com as chances desperdiçadas ao longo da partida, especialmente um pênalti no primeiro tempo.
Com o resultado, o Tricolor chega aos dez pontos no Grupo A e agora depende do resultado de Once Caldas x GV San José, que se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 22h (do MS). Caso haja empate ou derrota da equipe colombiana, o Fluminense precisará apenas de um empate diante do próprio Once Caldas, no Maracanã, em 29 de maio, para garantir vaga direta nas oitavas de final.
O jogo começou movimentado. Aos seis minutos, o atacante Canobbio sofreu um choque de cabeça com o goleiro Torgnascioli, precisou ser substituído por Keno e foi encaminhado a um hospital com suspeita de fratura facial. Em vantagem numérica desde os 25 minutos da etapa inicial, quando Nuñez foi expulso após cometer pênalti em Arias, o Fluminense não conseguiu converter o domínio em vantagem no placar. Na cobrança da penalidade, Everaldo parou em duas defesas seguidas de Torgnascioli, que também salvou o time chileno em outros lances de perigo.
O Tricolor voltou do intervalo com postura mais incisiva e abriu o placar logo no primeiro minuto, após assistência de Arias para Keno, que marcou de cabeça. Aos 31, após finalização de Martinelli, o goleiro do Unión deu rebote e Samuel Xavier ampliou. O Fluminense seguiu criando oportunidades até o apito final, mas pecou na conclusão das jogadas.
Apesar do triunfo e da superioridade numérica durante a maior parte da partida, a equipe carioca foi alvo de protestos de parte da torcida presente, insatisfeita com o desempenho ofensivo.
O Fluminense volta a campo no dia 29, novamente no Maracanã, diante do Once Caldas, pela rodada final do grupo. Até lá, a equipe segue sua preparação para as próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.