O Fluminense tem enfrentado um início de Campeonato Brasileiro de 2024 difícil, com destaque negativo para sua campanha fora de casa. Até o momento, o clube carioca perdeu todas as partidas que disputou como visitante no torneio, acumulando um recorde negativo que apenas um clube conseguiu igualar nos pontos corridos do Brasileirão: o Athletico-PR de 2011. Nenhum outro clube, além do Furacão, perdeu seus sete primeiros compromissos atuando longe de seus domínios desde 2003.
Em 2011, o Athletico-PR perdeu os sete primeiros jogos fora da Arena da Baixada, marcando apenas três gols e sofrendo 14. No oitavo compromisso como visitante, o Furacão conseguiu vencer o Atlético-GO por 3 a 0. Essa pode ser uma inspiração para o Fluminense de 2024, que enfrenta o Criciúma fora de casa na próxima rodada, no Heriberto Hülse, às 20h da próxima quinta-feira.
Assim como o Fluminense, o Athletico-PR também trocou de técnico após a sequência de derrotas no início do Campeonato Brasileiro. O Athletico começou o torneio com Adilson Batista, interrompeu a sequência negativa fora de casa com Renato Gaúcho e finalizou a campanha com Antônio Lopes no comando. No entanto, o time paranaense não conseguiu evitar o rebaixamento.
Confira os sete primeiros jogos do Athletico-PR como visitante em 2011:
Os números do Athletico-PR de 2011 são similares aos do Fluminense de 2024, que tem dois gols marcados e 12 sofridos. Confira os jogos do Tricolor como visitante no Campeonato Brasileiro de 2024:
Além do jogo contra o Criciúma, o Fluminense também tem outro compromisso fora de casa marcado para o Campeonato Brasileiro: enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal no dia 21 de julho. No entanto, os cariocas solicitaram o adiamento deste duelo para evitar uma sequência de três jogos consecutivos como visitante e aguardam a resposta da entidade.
Nos pontos corridos, o Fluminense de 2024 e o Athletico-PR de 2011 compartilham a pior sequência de derrotas. Ampliando o recorte para todas as edições desde 1971, a marca negativa absoluta pertence ao próprio Fluminense. Em 1996, o clube perdeu seus primeiros 10 compromissos como visitante, marcando sete gols e sofrendo 31. Esse desempenho colaborou para o rebaixamento do Tricolor para a Série B naquele ano. A sequência de 10 derrotas foi interrompida com uma vitória por 3 a 1 sobre o Vitória, em Cariacica (ES), mas com mando do clube baiano.