Com time reserva e sem o técnico Renato Gaúcho à beira do campo, o Fluminense arrancou um empate por 1 a 1 com o Unión Española, no Estádio Bicentenário de La Florida, em Santiago, na noite desta quarta-feira (24), pela terceira rodada do Grupo F da Conmebol Sul-Americana. O resultado mantém o Tricolor invicto na competição e na liderança da chave, agora com sete pontos.
O gol chileno foi marcado por Aránguiz, aos 38 minutos do segundo tempo, após erro de Thiago Santos na saída de bola. O empate veio já nos acréscimos, com belo chute de Nonato da entrada da área. O volante foi um dos destaques da equipe formada por reservas e jovens da base.
Com o empate, o Fluminense chega a sete pontos e segue no topo do Grupo F, seguido pelo Once Caldas, que tem seis. O Unión Española é o terceiro, com dois, enquanto o San José fecha a classificação com um ponto.
A decisão de escalar uma equipe alternativa se deu pelo foco no Campeonato Brasileiro. Renato Gaúcho permaneceu no Rio de Janeiro com os titulares, que se preparam para o clássico contra o Botafogo, no sábado, às 20h, no Estádio Nilton Santos. Pela Sul-Americana, o Flu volta a campo no dia 8 de maio, fora de casa, contra o San José, em La Paz. No mesmo dia, o Unión Española visita o Once Caldas, na Colômbia.
No primeiro tempo, a partida teve poucas oportunidades. O Unión Española apostou nas jogadas pelo lado direito e chegou com perigo, principalmente com Uribe. O Fluminense, por sua vez, teve dificuldade na criação. Na melhor chance tricolor, Serna fez boa jogada pela direita e encontrou Everaldo na área, que finalizou para fora.
O segundo tempo começou com maior domínio da equipe chilena, que passou a pressionar em busca do gol. O Fluminense demorou a reagir, mas melhorou com as entradas de Lavega, Wesley Natã e Paulo Baya. Ainda assim, o Unión Española abriu o placar após falha de Thiago Santos. O empate veio já nos acréscimos, com golaço de Nonato, que garantiu ponto importante na disputa pela liderança do grupo.