O Fluminense teve uma estreia complicada na Libertadores de 2024, enfrentando o Alianza Lima fora de casa. Atual campeão da competição, o time carioca saiu atrás no placar com um gol de Serna no primeiro tempo. Apesar das dificuldades e da pressão do Alianza Lima, o Fluminense conseguiu empatar com um gol de Marquinhos, que completou de cabeça um escanteio cobrado por Douglas Costa.
O jogo foi marcado pelo domínio inicial do Fluminense, que buscava controlar a posse de bola. No entanto, encontrou dificuldades para conter os contra-ataques perigosos do Alianza Lima, especialmente com Serna, que acabou abrindo o placar aos 34 minutos do primeiro tempo. O Fluminense poderia ter se complicado ainda mais se Waterman tivesse aproveitado duas oportunidades claras de ampliar o placar.
Mesmo com as mudanças feitas pelo técnico Fernando Diniz durante o jogo, o Fluminense continuou enfrentando dificuldades para criar chances de gol. No entanto, a oportunidade do empate surgiu em um escanteio cobrado por Douglas Costa, que encontrou Marquinhos livre na segunda trave para marcar de cabeça.
O Fluminense teve desfalques importantes para o jogo, incluindo Cano, Ganso, Keno e Manoel por problemas físicos, além de Renato Augusto, que saiu lesionado no primeiro tempo, e John Kennedy e Diogo Barbosa, suspensos pela expulsão na Recopa.
Na próxima rodada da Libertadores, o Fluminense enfrentará o Colo-Colo no Maracanã, enquanto o Alianza Lima visitará o Cerro Porteño no Paraguai. Com o empate, o Fluminense divide a segunda posição do Grupo A com o Alianza Lima, ambos com um ponto, atrás do Colo-Colo, que lidera com três pontos, e à frente do Cerro Porteño, que ainda não pontuou.