Fluminense e Grêmio empataram em 2 a 2, nesta quarta-feira (1), em um duelo direto para aliviar a situação na parte inferior da tabela do Campeonato Brasileiro. O jogo, válido pela 32ª rodada, manteve ambas as equipes atentas ao risco de rebaixamento, com o Grêmio na 11ª posição, com 39 pontos, e o Fluminense em 12º, com 37, ambos na zona de classificação para a Conmebol Sul-Americana.
O Grêmio saiu na frente com Braithwaite, mas o Fluminense virou com Arias e Kauã Elias. Reinaldo, em cobrança de pênalti aos 53 minutos do segundo tempo, fechou o placar e garantiu o empate para os gaúchos.
O jogo começou com o Fluminense tentando impor seu ritmo no Maracanã, enquanto o Grêmio apostava nos contra-ataques, articulados por Aravena e Soteldo. Aos 25 minutos, Reinaldo chutou forte para a defesa de Fábio, mas Braithwaite aproveitou o rebote e marcou o primeiro gol do jogo.
Em resposta, o Fluminense intensificou o ataque e, aos 42 minutos, Arias aproveitou uma jogada na área, limpou a marcação e empatou com um chute preciso, encerrando o primeiro tempo com 1 a 1.
No segundo tempo, o Fluminense manteve a pressão. Aos 20 minutos, após cobrança de escanteio de Lima, Kauã Elias subiu para cabecear e virar o jogo. Com a vantagem no placar, o Fluminense cedeu espaços, e o Grêmio, buscando o empate, aumentou o número de atacantes em campo.
Nos acréscimos, Arezo foi derrubado na área por Fábio, e o árbitro assinalou pênalti. Reinaldo converteu a cobrança e garantiu o empate, encerrando a partida em 2 a 2.
O jogo foi marcado por reclamações da equipe do Fluminense após o pênalti, o que resultou na expulsão de Felipe Melo, que estava no banco de reservas. Ao final da partida, o árbitro precisou de escolta até o vestiário devido à indignação dos jogadores e comissão técnica do Fluminense.
Pela 33ª rodada, ambos os times jogam na sexta-feira, dia 8. O Fluminense enfrenta o Internacional no Beira-Rio, às 18h, e o Grêmio visita o Palmeiras, às 20h30, no Allianz Parque.