O Fluminense garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores em um jogo tenso contra o Sporting Cristal. O Tricolor empatou por 1 a 1 no Maracanã, com gols de Cano e Brenner, e assegurou a liderança do Grupo D da competição. A equipe peruana, comandada por Tiago Nunes, ficou em terceiro lugar e irá disputar a Copa Sul-Americana.
O Fluminense teve um início de partida sendo pressionado pelo Sporting Cristal, que adotou uma marcação intensa. O jogo estava acirrado, com muitas faltas, até que Cano marcou um belo gol de fora da área, fazendo a torcida explodir de alegria. Com o gol, o Fluminense passou a dominar a partida, mas foi surpreendido pelo empate do Sporting Cristal com Brenner, de cabeça, após cobrança de escanteio.
A segunda etapa refletiu o primeiro tempo. O Sporting Cristal continuou pressionando o Fluminense, dificultando a saída de jogo da equipe comandada por Fernando Diniz. Ambas as equipes tiveram chances, porém, nenhuma conseguiu balançar as redes. Com um pouco de tensão e pressão dos peruanos no final, o Fluminense conseguiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores. A atuação da equipe não agradou aos torcedores, que vaiaram o time ao término do jogo.
Com a classificação assegurada na primeira colocação do grupo, o Fluminense aguarda o sorteio das oitavas de final da Libertadores, que ocorrerá no dia 5 de julho, às 12h (horário do Mato Grosso do Sul), para conhecer o adversário da próxima fase. O River Plate avançou em segundo lugar no grupo. O Sporting Cristal, em terceiro, irá disputar a Copa Sul-Americana, enquanto o The Strongest foi eliminado.
O próximo compromisso do Fluminense será no sábado (01), quando enfrentará o São Paulo, às 15h (horário do Mato Grosso do Sul), no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a classificação, o Fluminense garantiu uma premiação de R$ 24,7 milhões na Libertadores. Germán Cano ultrapassou Thiago Neves e se tornou o segundo maior artilheiro do Fluminense na história da Libertadores, com oito gols, ficando atrás apenas de Fred, que possui 15 gols. Além disso, o atacante argentino alcançou a marca de 70 gols pelo Flu, se tornando o terceiro maior goleador estrangeiro do clube.