O Flamengo deu um importante passo rumo às quartas de final da Libertadores ao vencer o Bolívar por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no Maracanã. No entanto, o triunfo nas oitavas de final veio com drama. O Rubro-Negro abriu o placar ainda no primeiro tempo com Luiz Araújo, mas enfrentou dificuldades para ampliar a vantagem. O segundo gol, marcado por Léo Pereira nos minutos finais, só veio após o time boliviano ameaçar com uma bola no travessão.
O jogo começou promissor para o Flamengo, com Pedro dando a assistência para Luiz Araújo abrir o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. No entanto, o artilheiro do Brasil em 2024, com 29 gols, sentiu uma lesão na coxa esquerda aos 37 minutos e precisou ser substituído. A saída de Pedro afetou o rendimento do time, que não conseguiu manter o mesmo ritmo. Gabigol, que entrou no lugar do camisa 9, também se lesionou na coxa direita nos minutos finais, deixando a equipe com um a menos em campo. As duas lesões preocupam o clube para o jogo de volta.
Apesar das dificuldades, o Flamengo teve oportunidades para aumentar a vantagem, principalmente no primeiro tempo. Gerson e Arrascaeta desperdiçaram chances claras, e Pedro teria ficado cara a cara com o goleiro no lance em que se machucou. No segundo tempo, o time rubro-negro continuou pressionando, mas encontrou resistência na defesa do Bolívar e no goleiro Lampe, que fez defesas importantes, como na cabeçada de Carlinhos. Arrascaeta também acertou o travessão em uma das investidas.
O Bolívar, mesmo acuado, conseguiu assustar em alguns momentos, especialmente com Fábio Gomes, que perdeu uma chance cara a cara com o goleiro Rossi no primeiro tempo, e com Yomar Rocha, que acertou uma cabeçada no travessão no fim da partida.
A torcida do Flamengo, como de costume, fez sua parte e quebrou o próprio recorde de público na temporada, com 60.536 pagantes (65.381 presentes) no Maracanã. O mosaico exibido nas arquibancadas foi um espetáculo à parte e refletiu a empolgação dos torcedores na busca pelo título continental.
Com a vitória, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, que será realizado na próxima quinta-feira, às 20h30 (do MS), no estádio Hernando Siles, em La Paz. Uma derrota por dois gols leva a decisão para os pênaltis.
Antes do jogo de volta contra o Bolívar, o Flamengo terá um importante desafio pelo Campeonato Brasileiro. No domingo, o Rubro-Negro enfrentará o Botafogo, líder da competição, às 17h30, no estádio Nilton Santos. A partida pode valer a liderança do campeonato, aumentando ainda mais a expectativa para o confronto.