Em mais um confronto entre rivais, o Flamengo não deu chances ao Vasco. Na noite de segunda-feira (5), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Jorge Sampaoli goleou o Vasco por 4 a 1 e afundou o rival na zona de rebaixamento, colocando o técnico Maurício Barbieri sob pressão.
O Flamengo construiu o resultado todo no primeiro tempo. Enfrentando um adversário desorganizado e fragilizado, o Rubro-Negro dominou completamente a partida e abriu uma vantagem de 4 a 0 antes do intervalo, com gols de Pulgar, Gerson, Pedro e Airton Lucas. O Vasco teve forças apenas para marcar um gol de pênalti com Jair na segunda etapa.
Com a goleada, o Flamengo subiu duas posições na tabela e se aproximou do pelotão de frente. Com 16 pontos, o clube ocupa a quinta colocação, estando a cinco pontos do líder Botafogo.
Por outro lado, o Vasco completou oito jogos sem vencer e acumula apenas seis pontos em nove partidas desde o seu retorno à Série A. A equipe de Maurício Barbieri ocupa a 19ª posição, estando à frente apenas do último colocado, o Coritiba.
No primeiro tempo, o Flamengo passeou em campo no Maracanã. O Vasco, com uma formação diferente, jogando com três zagueiros, começou um pouco melhor nos primeiros 10 minutos, mas depois foi totalmente dominado pelo Rubro-Negro. Aos 13 minutos, o time de Sampaoli abriu o placar com um belo gol de Pulgar, que chutou fora da área, sem chances para o goleiro vascaíno. Dois minutos depois, Gerson ampliou de cabeça após um cruzamento espetacular do uruguaio Arrascaeta.
O Vasco ainda tentou reagir com um chute na trave de Pedro Raul, mas Arrascaeta respondeu com um belo arremate de fora da área que acertou o travessão. No final do primeiro tempo, o Flamengo marcou mais dois gols, com Pedro e Ayrton Lucas, levando o Vasco à lona.
Com a vitória garantida, o Flamengo diminuiu o ritmo no segundo tempo. Com um jogo importante contra o Racing na quinta-feira (8), pela Libertadores, a equipe reduziu a intensidade e viu o Vasco crescer.
Maurício Barbieri fez duas mudanças no intervalo, melhorando a defesa do Vasco, e viu seu time diminuir a diferença com o gol de Jair em uma cobrança de pênalti. O Vasco teve algumas outras chances, principalmente em jogadas aéreas, mas não chegou a assustar o Flamengo, que controlou o ritmo da partida até o fim.
Durante o intervalo da partida, o atacante Vinícius Júnior, de férias no Brasil, compareceu ao Maracanã. Ele recebeu as camisas das duas equipes e foi homenageado no estádio, agradecendo todo o apoio recebido após os episódios de racismo ocorridos na Espanha, onde atua pelo Real Madrid e pela seleção brasileira.
A torcida do Vasco perdeu a paciência ainda no primeiro tempo no Maracanã, demonstrando muita insatisfação com o desempenho da equipe. Foram ouvidos diversos gritos de "time sem vergonha", sendo o principal alvo das críticas o técnico Maurício Barbieri, que está sob muita pressão no comando do time.