O Flamengo venceu a Portuguesa por 5 a 0, na noite de quarta-feira (5), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e assumiu a liderança provisória do Campeonato Carioca. Com um time alternativo, o Rubro-Negro chegou a 13 pontos e ultrapassou momentaneamente Volta Redonda, Vasco, Nova Iguaçu e Maricá, que ainda jogam na rodada.
Os gols da partida foram marcados por Juninho, Luiz Araújo, Arrascaeta, Matheus Gonçalves e Wallace Yan. O resultado manteve a Portuguesa na penúltima colocação da competição, com seis pontos.
O Flamengo dominou a posse de bola desde o início da partida, mas encontrou dificuldades na construção das jogadas devido ao gramado e à falta de entrosamento da equipe. A Portuguesa tentou explorar os contra-ataques e criou chances com Romarinho. Os goleiros Matheus Cunha e Douglas Borges se destacaram com boas defesas, mas o placar foi aberto aos 36 minutos do primeiro tempo. Arrascaeta finalizou, Douglas Borges espalmou para o travessão e Juninho aproveitou o rebote para marcar seu primeiro gol pelo Flamengo.
No segundo tempo, o Rubro-Negro aumentou a pressão e construiu a goleada. Aos 11 minutos, Luiz Araújo marcou o segundo gol. No lance seguinte, Daniel Sales sofreu pênalti, e Arrascaeta converteu com uma cavadinha. Aos 24, Matheus Gonçalves ampliou após passe do uruguaio. Aos 41, Wallace Yan fechou o placar, tornando-se o artilheiro do Flamengo na competição, com quatro gols.
O próximo compromisso do Flamengo será no domingo (9), contra o Fluminense, pelo Campeonato Carioca.