Em partida marcada por muitos erros e poucas chances claras, o Flamengo empatou sem gols com a LDU nesta terça-feira (23), em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O resultado manteve os equatorianos na liderança do Grupo C, com cinco pontos. O Rubro-Negro, com quatro, é o terceiro colocado.
A proposta do Flamengo foi clara desde o início: controlar a posse de bola para minimizar os efeitos da altitude. A equipe conseguiu manter a bola por mais tempo no campo adversário, mas esbarrou em dificuldades na criação e em falhas técnicas, especialmente no passe. A melhor oportunidade do primeiro tempo saiu dos pés de Arrascaeta, mas o uruguaio finalizou fraco, facilitando a defesa de Alexander Domínguez.
Na segunda etapa, a LDU conseguiu equilibrar as ações e chegou a assustar o goleiro Rossi com um cabeceio nos acréscimos. Antes disso, Estrada chegou a balançar as redes, mas estava impedido. O Flamengo teve a grande chance do jogo em um contra-ataque puxado por Pedro, mas Luiz Araújo perdeu a oportunidade frente a frente com o goleiro.
Pedro, que começou no banco, entrou no segundo tempo e comentou após o jogo sobre o esforço da equipe e sua recuperação física: — Se ganharmos os jogos em casa, passamos eles. Temos três jogos e vamos buscar esses nove pontos — disse o atacante, que ainda afirmou estar readquirindo ritmo após se recuperar de uma grave lesão.
Com o empate, o Flamengo segue pressionado no grupo e terá confronto direto contra o Central Córdoba, fora de casa, na próxima rodada, marcada para a semana do dia 7 de maio. No mesmo período, a LDU enfrenta o Deportivo Táchira, na Venezuela.
Antes disso, o time carioca volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no domingo (28), às 15h, contra o Corinthians, no Maracanã. Já a LDU joga pelo Campeonato Equatoriano contra o Manta, no sábado.