Nesta quinta-feira, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) divulgou os detalhes do novo regulamento técnico da Fórmula 1 para a temporada de 2026. A principal novidade será a introdução de um novo carro, projetado para ser mais ágil, sustentável e moderno, com o objetivo de proporcionar mais oportunidades de ultrapassagem e melhorar a competitividade nas pistas.
Fim do DRS e introdução do "Modo de ultrapassagem manual"
Uma das mudanças mais significativas é o fim do sistema de redução de arrasto (DRS). Em seu lugar, será introduzido o "Modo de ultrapassagem manual", que poderá ser ativado pelo próprio piloto, fornecendo 350 kW de potência extra até a velocidade de 337 km/h. Para utilizar este modo, o piloto deve estar a menos de um segundo do carro à frente. Sistemas semelhantes já são utilizados em outras categorias como Fórmula Indy e Fórmula E.
Novas configurações aerodinâmicas e redução do efeito solo
Os carros terão asas dianteiras móveis, além das traseiras, com o sistema de "asa móvel" sendo descontinuado. As asas dianteiras serão mais estreitas e compostas por duas abas, enquanto as traseiras terão três elementos simplificados. Haverá uma redução drástica do efeito solo, com o fundo dos carros sendo parcialmente plano e um difusor menos potente. Além disso, os carros poderão alternar entre duas configurações: Modo X para economizar combustível e maximizar a velocidade nas retas, e Modo Z para melhorar o desempenho nas curvas, ajustando o ângulo das asas.
Aumento da potência das baterias e simplificação dos motores
As baterias dos carros terão um aumento de 300% na potência, passando de 120 kW para 350 kW. Os motores serão simplificados com a remoção do MGU-H, o sistema de recuperação de energia térmica dos gases de escape. As unidades de potência utilizarão combustíveis 100% sustentáveis e a parte elétrica do motor será expandida, permitindo a recuperação do dobro de energia por volta. O motor seguirá híbrido, sendo metade elétrico e metade de combustão.
Redução de peso e downforce
Os novos monopostos serão 30 kg mais leves. A pressão aerodinâmica (downforce) e o arrasto serão reduzidos de 30% a 55%. As abas que cobrem as rodas dianteiras serão removidas, o que promete melhorar o desempenho e aproximar os carros uns dos outros na pista.
Aprimoramentos na segurança
O novo regulamento também inclui melhorias de segurança. O design do bico dos carros será reforçado para resistir a impactos e evitar quebras em batidas frontais. A célula de sobrevivência e a célula do motor serão reforçadas. O santantônio, peça acima da cabeça do piloto, também será aprimorado para resistir a maiores impactos, uma medida prometida após o grave acidente de Guanyu Zhou no GP da Inglaterra de 2022.
Novos participantes na F1
A temporada de 2026 verá a entrada da Ford e da Audi na F1. A Ford será a fornecedora de motores para a RBR e RB, enquanto a Audi adquiriu ações da Sauber e produzirá unidades de potência na Alemanha, além de batizar a equipe suíça. A Honda, atual cliente da RBR, construirá os motores da Aston Martin, hoje parceira da Mercedes, que renovou seu vínculo com a McLaren até 2030.