Para o Manchester United, a final da Copa da Inglaterra contra o Manchester City neste sábado, em Wembley, vai além de uma disputa de título contra o seu rival local. Em Old Trafford, tornou-se uma questão de honra impedir que os Citizens conquistem a chamada tríplice coroa nesta temporada.
O Manchester United é o único clube inglês a ter alcançado esse feito. Foi na temporada 1998/99, considerada a mais bem-sucedida do clube, quando Alex Ferguson guiou a equipe aos títulos da Premier League, da Copa da Inglaterra e da Liga dos Campeões.
Garantir que o Manchester United continue sendo o único clube inglês com a tríplice coroa é a coisa mais importante para nós - apontou o atacante Rashford durante um evento de premiação tradicional do Manchester United no início desta semana.
O Manchester City de Pep Guardiola tem a chance de repetir essa façanha 24 anos depois. Nesta temporada, o time conquistou o título do Campeonato Inglês pela nona vez (a quinta em seis anos), está em busca do sétimo troféu da Copa da Inglaterra e mira o inédito título da Liga dos Campeões, na final contra a Inter de Milão, em 10 de junho, em Istambul.
Vamos dar o nosso máximo para vencer a Copa da Inglaterra. E, quando digo máximo, é realmente tudo. Os torcedores podem ter certeza disso. Queremos fazer isso contra o City - prometeu o técnico do Manchester United, Erik ten Hag, em coletiva de imprensa no último fim de semana.
Além de impedir a tríplice coroa do rival, o Manchester United pode encerrar a temporada com dois títulos. A equipe já conquistou a Copa da Liga Inglesa em fevereiro, vencendo o Newcastle, o que marcou o fim de um período de seis anos sem troféus para o clube.
Manchester United e Manchester City se enfrentaram duas vezes nesta temporada, nos jogos da Premier League, e cada time saiu vitorioso quando jogou em casa. Os Citizens golearam o rival por 6 a 3 em outubro, em uma partida em que Ten Hag afirmou ter deixado Cristiano Ronaldo no banco de reservas "por respeito à sua carreira", o atacante português que atualmente está no Al-Nassr. Os Diabos Vermelhos deram o troco vencendo por 2 a 1 em janeiro.