Em uma emocionante final disputada em Roterdã, na Holanda, a Espanha se consagrou campeã da Liga das Nações ao superar a Croácia nos pênaltis por 5 a 4, após um empate sem gols no tempo regulamentar. O goleiro Unai Simón brilhou ao defender as cobranças de Majer e Petkovic, enquanto Carvajal garantiu o título ao bater de cavadinha na bola.
Essa conquista marca o retorno da Espanha ao topo do futebol masculino, após 11 anos sem títulos. A geração que havia vencido duas edições da Eurocopa, em 2008 e 2012, e a Copa do Mundo de 2010, agora adiciona mais um troféu à sua coleção. Vale ressaltar que Jordi Alba é o único jogador remanescente da última conquista.
Por outro lado, a Croácia mais uma vez esteve próxima de um título, porém, ficou com o vice-campeonato. A seleção croata, liderada pelo talentoso Modric, acumula bons resultados, incluindo o vice-campeonato na Copa do Mundo de 2018 e o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2022. No entanto, ainda não conseguiu erguer um troféu. Esta foi a oitava prorrogação disputada pelos croatas desde o início da Copa do Mundo de 2018 e a décima em sua história. Curiosamente, nas duas ocasiões em que foram derrotados, a Espanha estava do outro lado, nas oitavas de final da Eurocopa em 2021 e agora na final da Liga das Nações decidida nos pênaltis.
Após a partida, especula-se que o experiente Luka Modric, aos 37 anos de idade, possa ter disputado sua última partida pela seleção croata. Ele havia afirmado que decidiria seu futuro na equipe nacional após a final da Liga das Nações, levando em consideração uma possível participação na Eurocopa de 2024.
A Espanha celebra a conquista da Liga das Nações ao superar a Croácia nos pênaltis em uma final emocionante. Com um elenco talentoso e liderada pelo goleiro Unai Simón, que brilhou nas cobranças, a seleção espanhola volta a levantar um troféu no futebol masculino após 11 anos. Por outro lado, a Croácia, apesar de sua geração brilhante liderada por Modric, ainda busca o título que coroe seus bons resultados em competições internacionais.
Agora, a Espanha e seus jogadores podem comemorar esse importante feito e voltar suas atenções para os próximos desafios. Já a Croácia precisará buscar forças para continuar seu caminho em busca de uma conquista que ainda lhe escapa.