As equipes de Fórmula 1 enfrentarão uma mudança de regras para o uso de pneus no GP da Hungria deste fim de semana. A fornecedora da categoria, a Pirelli, está realizando um teste para reduzir o consumo de borracha, contribuindo com a sustentabilidade da categoria. A alteração consiste em reduzir o número de conjuntos de pneus disponíveis para cada piloto, de 13 para 11, e torna obrigatório o uso de um tipo de composto diferente em cada segmento da classificação.
Anteriormente, em um fim de semana padrão, os pilotos recebiam 13 conjuntos de pneus de pista seca, além de quatro conjuntos de intermediários e três de chuva forte. Eles ainda podiam receber um conjunto extra de pneus macios se alcançassem a fase final da classificação (Q3).
Com a nova regra, o número de conjuntos de pneus cai para 11, divididos em três conjuntos de pneus duros, quatro de pneus médios e quatro de pneus macios. Do total, quatro conjuntos terão que ser devolvidos progressivamente até o fim do terceiro treino livre. Entretanto, os pilotos devem ficar com pelo menos um conjunto de pneus duros e um de pneus médios para a corrida, preferencialmente dois de cada para terem mais opções de estratégia durante a prova.
O teste também determinará a escolha dos compostos para a sessão de classificação que define as posições no grid de largada. Os pneus duros deverão ser usados no Q1, os pneus médios no Q2 e os pneus macios no Q3, seguindo um formato semelhante ao que já ocorre nas classificações de corrida sprint desde o início do ano.
Com o número de conjuntos de pneus reduzido, os pilotos deverão se adaptar a essa nova dinâmica e fazer escolhas estratégicas para otimizar o uso dos pneus disponíveis ao longo do fim de semana de corrida. A sessão de classificação também sofrerá alterações, com a obrigatoriedade de uso de compostos diferentes em cada segmento, proporcionando mais desafios e emoção para a corrida no Circuito de Hungaroring.