Luka Doncic enfrentou pela primeira vez o Dallas Mavericks desde a surpreendente troca que o levou ao Los Angeles Lakers e teve uma atuação impecável na madrugada desta quarta-feira (21). O esloveno registrou um triplo-duplo, com 19 pontos, 15 rebotes e 12 assistências, e ajudou os Lakers a vencerem os Mavericks por 107 a 99, em Los Angeles.
Além do desempenho de Doncic, LeBron James foi o grande destaque da partida. O astro foi o cestinha da equipe com 27 pontos, ficando a apenas quatro pontos da histórica marca de 50 mil pontos na NBA.
Com a vitória, os Lakers seguem na quarta colocação da Conferência Oeste, com uma campanha de 35 vitórias e 21 derrotas. Já os Mavericks, sem seu antigo líder, ocupam a nona posição, com 31 vitórias e 28 derrotas.
Doncic chegou à NBA como uma das grandes promessas do basquete europeu. O esloveno foi a terceira escolha do Draft de 2018, inicialmente selecionado pelo Atlanta Hawks, mas trocado naquela mesma noite para os Mavericks, onde rapidamente assumiu o protagonismo da equipe.
Ao longo de seis temporadas, Doncic se consolidou como o principal nome da franquia texana desde a aposentadoria de Dirk Nowitzki, seu mentor nos primeiros anos. Em sua temporada de estreia, foi eleito o Calouro do Ano, com médias de 21,2 pontos, 7,8 rebotes e seis assistências.
Nos anos seguintes, levou Dallas aos playoffs em quatro oportunidades, incluindo a campanha histórica de 2022, quando conduziu o time até a final da Conferência Oeste, onde foi eliminado pelo Golden State Warriors, que acabaria se sagrando campeão daquela temporada.
Em 2024, Doncic esteve ainda mais próximo do título. O esloveno liderou os Mavericks até as Finais da NBA, mas o time acabou superado pelo Boston Celtics em cinco jogos. Durante a série, mesmo jogando com diversas lesões – incluindo problemas no joelho, tornozelo e até no tórax – Doncic teve médias de 29,2 pontos, 8,8 rebotes e 5,6 assistências.
Apesar da idolatria e do impacto dentro de quadra, a permanência de Doncic em Dallas se tornou uma incógnita. Segundo especialistas da imprensa norte-americana, a franquia tinha preocupações com a frequência de lesões do jogador e sua preparação física.
A troca aconteceu no dia 2 de fevereiro, enviando Anthony Davis para os Mavericks e marcando o fim da passagem de Doncic pelo Texas. Antes da negociação, o esloveno havia disputado apenas 22 jogos na temporada pelo time.
Agora nos Lakers, Doncic assume um novo desafio ao lado de LeBron James e Anthony Davis, tentando recolocar a equipe entre os principais candidatos ao título da NBA. Enquanto isso, os Mavericks buscam um novo caminho sem seu antigo líder.