O Dourados Atlético Clube (DAC) encerrou sua participação na Copa do Brasil com derrota por 2 a 0 para o Caxias-RS, na tarde desta quarta-feira (26), no Estádio Douradão. O resultado eliminou a equipe sul-mato-grossense na primeira fase, assim como ocorreu com o Operário de Campo Grande, que caiu na véspera.
Apesar do horário incomum – 15h em dia útil –, cerca de mil torcedores compareceram ao estádio para acompanhar a estreia do DAC no torneio nacional, gerando a receita de R$ 12.840,00 conforme divulgado.
Os dois gols foram marcados pelo meia Tomas Bastos, camisa 10 do time gaúcho. Ele abriu o placar aos 19 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti, e ampliou já nos acréscimos, em contra-ataque. Com a vitória, o Caxias avança e enfrentará o vencedor do confronto entre Águia de Marabá (PA) e Fluminense, que se enfrentam ainda hoje.
O DAC garantiu vaga no torneio ao ser vice-campeão sul-mato-grossense em 2024, tornando-se o terceiro clube de Dourados a disputar a competição nacional, após Ubiratã e Sete de Setembro.
Nos primeiros minutos, o DAC tentou adotar uma postura ofensiva, mas o Caxias rapidamente assumiu o controle da posse de bola e passou a explorar os espaços na defesa adversária. Apesar do domínio territorial dos visitantes, as chances de gol foram raras até os 20 minutos.
O time gaúcho teve sua primeira finalização aos 36 minutos, mas o chute passou por cima do gol defendido por Felipe. O DAC, por sua vez, teve suas melhores oportunidades nos acréscimos. Aos 45, Luan Bahia finalizou dentro da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Logo depois, Hippólito tentou encobrir o goleiro Victor Golas, que evitou o gol com uma defesa no alto.
Na volta do intervalo, o DAC adiantou suas linhas e criou boas oportunidades logo no início. Aos 2 minutos, Júnior Prego chutou para o gol, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio. Aos 8, Adson arriscou de fora da área e a bola passou rente à trave.
O Caxias, então, aproveitou um lance de ataque para abrir o placar. Aos 19 minutos, a bola tocou no braço de Roger Henrique, e o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos assinalou pênalti. Na cobrança, Tomas Bastos bateu no canto direito do goleiro e marcou o primeiro gol do jogo.
O DAC buscou reagir e quase empatou aos 27 minutos, em cobrança de falta de Léo Júnior que passou por cima do travessão. Aos 31, um lance gerou reclamações dos jogadores do DAC, de um possível toque no braço do zagueiro Lucas Cunha, mas o árbitro não marcou pênalti.
A equipe sul-mato-grossense seguiu pressionando e teve mais uma chance aos 39 minutos, quando Gabriel Barcos recebeu cruzamento de Túlio Renan e cabeceou para fora.
Nos acréscimos, já com o DAC exposto no ataque, o Caxias aproveitou o contra-ataque para definir a partida. Aos 48 minutos, Tomas Bastos recebeu dentro da área e chutou no canto direito do goleiro Felipe, fechando o placar em 2 a 0.
Eliminado da Copa do Brasil, o DAC agora volta suas atenções ao Campeonato Sul-Mato-Grossense, onde enfrentará o Aquidauanense no próximo fim de semana. Já o Caxias aguarda seu adversário na segunda fase da competição nacional.