Em duelo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, Cuiabá e Juventude não saíram do 0 a 0, em uma partida de poucas chances e marcada pelo forte calor na capital mato-grossense. A partida teve uma polêmica no final envolvendo o VAR que deixou os donos da casa insatisfeitos.
Aos 35 minutos do segundo tempo, o árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou um pênalti para o Cuiabá por uma suposta mão de Ronaldo, do Juventude, após chute de Denílson. No entanto, antes de Lucas Fernandes marcar no rebote, a arbitragem já havia parado a jogada para dar a penalidade. Após revisão no VAR, a decisão foi revertida e o gol do Cuiabá foi anulado, mantendo o empate sem gols.
O jogo começou com o Cuiabá encontrando dificuldades para furar a marcação do Juventude. A primeira grande chance veio dos gaúchos, aos 15 minutos, quando Carrillo ficou cara a cara com Walter, mas finalizou para fora. O Cuiabá respondeu com Derik aos 20, mas o goleiro Gabriel saiu bem para evitar o gol. Aos 25, Max aproveitou o cruzamento de Clayson, mas errou o alvo. Com poucas chances de gol, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.
Na segunda etapa, o Cuiabá voltou mais ofensivo e criou as principais oportunidades. Logo aos cinco minutos, Lucas Fernandes chutou forte de fora da área, mas Gabriel fez uma boa defesa. Pouco depois, o mesmo Lucas Fernandes tentou novamente, após tabela com Derik, mas foi parado mais uma vez pelo goleiro do Juventude. O jogo parecia se encaminhar para um empate sem gols quando, aos 35 minutos, a polêmica decisão da arbitragem impediu o que poderia ter sido o gol da vitória para o Cuiabá. Nos acréscimos, Filipe Augusto ainda tentou marcar, mas Gabriel garantiu o empate para o Juventude com mais uma defesa.
Com o empate, o Cuiabá soma 22 pontos e permanece em penúltimo lugar no Brasileirão. O Juventude, com 29 pontos, ocupa a 13ª posição, mas não vence há três rodadas na competição.
O Cuiabá volta a campo no dia 16 de setembro contra o Internacional, no Beira-Rio, às 19h. O Juventude jogará pela Copa do Brasil no dia 11 de setembro, às 20h, na Neo Química Arena. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso será contra o Fluminense, no Alfredo Jaconi, no dia 15 de setembro, às 15h.