O CSA está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em partida disputada na noite desta terça-feira (21), na Arena, em Porto Alegre, o time alagoano empatou por 0 a 0 com o Grêmio e confirmou a vaga graças à vitória por 3 a 2 no jogo de ida, em Maceió. O confronto foi marcado por forte pressão gremista, polêmica no VAR e clima quente nos minutos finais.
O lance mais controverso da partida ocorreu aos 44 minutos do segundo tempo, quando Aravena marcou para o Grêmio. O árbitro Matheus Delgado Candançan anulou o gol por falta de Kannemann sobre Igor Bahia no início da jogada. Após revisão no VAR, o árbitro manteve a decisão de campo e ainda expulsou Arezo por reclamação. A eliminação gerou protestos por parte dos jogadores e da torcida gremista.
Apesar da vantagem no confronto, o CSA não se limitou a se defender e criou algumas oportunidades. Logo aos quatro minutos, Marcelinho quase abriu o placar após confusão na área gaúcha. Já o Grêmio acumulou chances ao longo dos dois tempos, mas parou na atuação segura do goleiro Gabriel Félix e esbarrou na trave, em finalização de Monsalve aos 47 da etapa final.
Com o resultado, o CSA volta a eliminar um clube do chamado G-12 na Copa do Brasil. Em 1992, superou o Vasco, e em 2009, tirou o Santos. Pela classificação, o clube alagoano garantiu uma premiação de R$ 3,6 milhões.
O goleiro Gabriel Félix celebrou a conquista: "Esse grupo merece! Que a gente siga com humildade e pés no chão. E tem aquele bichinho, né? Já foi combinado, agora é pegar e fazer coisas que possam ajudar os familiares", disse.
O goleiro gremista, por sua vez, criticou a arbitragem: “A gente vê cada coisa. Anular um gol desses? É inadmissível”, afirmou após a partida.
Com a eliminação, o Grêmio encerra sua participação na Copa do Brasil 2025 ainda na terceira fase. O CSA, agora entre os 16 melhores da competição, aguardará o sorteio da CBF para conhecer seu próximo adversário. Os jogos das oitavas estão previstos para ocorrer entre o fim de julho e o início de agosto.
No fim de semana, o CSA recebe o Confiança no sábado, pela Série C, no Rei Pelé. O Grêmio enfrenta o Bahia no domingo, na Arena, pelo Brasileirão.