O Cruzeiro assegurou sua vaga na final da Copa Sul-Americana ao vencer o Lanús por 1 a 0 nesta quarta-feira, em La Fortaleza, na Argentina. Após empate por 1 a 1 no Mineirão, o time mineiro conquistou o resultado necessário com um gol de Kaio Jorge, no último lance do primeiro tempo, e agora aguarda o vencedor do confronto entre Racing e Corinthians para a decisão, marcada para 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai.
O técnico Fernando Diniz, que havia acumulado seis tropeços consecutivos desde que assumiu o comando, finalmente celebrou sua primeira vitória. O Cruzeiro também garantiu uma premiação adicional de 2 milhões de dólares (R$ 10,8 milhões), com a chance de conquistar mais R$ 32,6 milhões se levantar o troféu.
Jogo tenso e chances de ambos os lados
O Lanús começou pressionando e chegou a balançar as redes com Marcelino Moreno, aos quatro minutos, mas o lance foi anulado por impedimento. Depois do susto, o Cruzeiro cresceu em campo e dominou a posse de bola, criando as primeiras oportunidades claras com Kaio Jorge e Gabriel Veron, que acertou a trave. No último lance do primeiro tempo, Veron finalizou, e Kaio Jorge aproveitou o rebote para marcar o gol decisivo.
Na segunda etapa, o Cruzeiro manteve a postura defensiva, bloqueando os avanços do Lanús, que buscava o empate por meio de cruzamentos e chutes de média distância. Em lances polêmicos, os argentinos pediram pênalti em jogadas envolvendo Lucas Romero, mas o árbitro mandou seguir. O Lanús teve a chance final com Bou, que acertou o travessão aos 49 minutos.
Preparação para a final e sequência das equipes
O Cruzeiro agora terá foco apenas no Campeonato Brasileiro, onde luta para voltar ao G-6. Até a final da Sul-Americana, o clube mineiro enfrentará Flamengo, Criciúma e Corinthians. Já o Lanús, eliminado da competição continental, buscará se recuperar no Campeonato Argentino e enfrentará o Boca Juniors neste domingo em casa.
Essa será a primeira vez que o Cruzeiro disputa uma final de Sul-Americana, marcando um momento histórico para o clube na competição continental.