O Cruzeiro venceu o Unión La Calera por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com o resultado, a equipe celeste assegurou ao menos uma vaga nos playoffs, que definirão os oito classificados para as oitavas de final da competição.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos nove pontos, garantindo ao menos a participação nos playoffs. A Universidad de Quito lidera o grupo com 10 pontos e ainda tem um jogo contra o Alianza Petrolera. La Calera e Alianza estão eliminados da competição.
Os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente às oitavas de final, enquanto os segundos colocados disputam um mata-mata contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores para decidir quem avança.
Com a paralisação do Campeonato Brasileiro devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o próximo compromisso do Cruzeiro será novamente pela Sul-Americana. No dia 30 de maio, a equipe receberá a Universidad de Quito no Mineirão para a última rodada da fase de grupos.
Antes do jogo, o empresário Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, afirmou que as negociações com Cássio, goleiro do Corinthians, estão avançadas, sinalizando um possível reforço importante para a equipe.
O Cruzeiro dominou a maior parte do jogo, criando várias chances de gol, mas falhou em converter a maioria delas. O gol precoce de Matheus Pereira estabeleceu a vantagem que a equipe soube administrar, apesar das investidas do La Calera. O goleiro Ibáñez, do La Calera, teve uma atuação destacada, evitando um placar mais dilatado a favor dos mineiros.