O Cruzeiro derrotou o líder Botafogo por 3 a 0 neste sábado, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio Nilton Santos. Com gols de William, Lautaro Díaz e Barreal, o time mineiro assegurou a vitória e subiu na tabela, enquanto o Botafogo, que preservou parte dos titulares para a Copa do Brasil, pode perder a liderança do campeonato, caso o Flamengo vença o Atlético-GO neste domingo.
No primeiro tempo, o Cruzeiro abriu o placar em dois rápidos contra-ataques. Aos 12 minutos, William finalizou duas vezes para marcar o primeiro gol, após a bola desviar em Lucas Halter. O segundo gol veio aos 26 minutos, quando Lautaro Díaz aproveitou um passe de Matheus Pereira, mesmo caído, para ampliar a vantagem da Raposa.
O Botafogo, que viu Tiquinho Soares completar 100 jogos pelo clube, tentou reagir, mas não conseguiu converter suas chances em gol. No início do segundo tempo, Barreal arriscou de longe e garantiu o terceiro gol para o Cruzeiro aos 31 minutos, com um chute de primeira após cruzamento de Matheus Pereira.
Com a vitória, o Cruzeiro permanece na quinta posição, com 35 pontos, um a menos que Palmeiras e Fortaleza. O Botafogo, líder com 40 pontos, pode ser ultrapassado pelo Flamengo, dependendo do resultado deste domingo.
O Botafogo volta a campo na terça-feira, contra o Bahia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na Série A, enfrentará o Atlético-GO no próximo sábado. O Cruzeiro, por sua vez, terá uma semana de preparação para o jogo contra o Fortaleza, que será realizado na segunda-feira, em Cariacica, Espírito Santo. A partida pode ser transferida para o Mineirão, dependendo de negociações para mudança de local.