A Croácia garantiu sua vaga na final da Liga das Nações da UEFA de forma emocionante nesta quarta-feira (14), ao vencer a Holanda por 4 a 2 na prorrogação, após um empate de 2 a 2 no tempo normal. É a primeira vez que a seleção dos Bálcãs chega à decisão do torneio. Agora, eles enfrentam a seleção italiana que, na última quinta-feira (15) venceu a Itália por 2x1. A final acontecerá no domingo (18), no mesmo estádio em Roterdã, na Holanda.
Mesmo atuando como visitante, a Croácia contou com um forte apoio de sua torcida, que ocupou grande parte do estádio holandês. A equipe balcânica demonstrou personalidade ao não se abalar com o empate da Holanda nos acréscimos da partida. Na prorrogação, os croatas retomaram o controle do jogo e garantiram a vitória com gols de Petkovic e Modric, este último convertendo um pênalti.
Destaque para Bruno Petkovic, atacante do Dínamo de Zagreb, de 28 anos. Ele foi responsável pelo gol que eliminou o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar e novamente brilhou na prorrogação desta quarta-feira. Entrando em campo nos últimos 30 minutos da partida como uma das alterações finais do técnico Zlatko Dalic, Petkovic foi o protagonista da classificação. Aos sete minutos do tempo extra, ele chutou de fora da área e marcou o terceiro gol da Croácia. No segundo tempo da prorrogação, Petkovic sofreu uma falta na área cometida por Malácia, resultando em um pênalti convertido pelo experiente Modric, fechando o placar.
A Croácia tem se mostrado uma equipe difícil de ser batida em partidas que vão para a prorrogação. Liderada pelo veterano Luka Modric, de 37 anos, a seleção croata avançou em seis das últimas sete partidas que foram para o tempo extra desde a Copa do Mundo de 2018, seja na própria prorrogação, como nesta quarta-feira, ou nos pênaltis, como na vitória sobre o Brasil nas quartas de final do Mundial de 2022.
No primeiro tempo, que foi morno, o único momento de emoção foi o gol de Malen aos 33 minutos. A Croácia virou o jogo no segundo tempo, com um gol de Kramaric aos nove minutos, em um pênalti sofrido por Modric, e outro de Pasalic aos 28 minutos. Apesar de estar em desvantagem, a Holanda parecia sem reação até os minutos finais, quando conseguiu empatar a partida aos 50 minutos com um gol de Lang. Mesmo assim, a Holanda não conseguiu manter o ímpeto e viu a Croácia retomar o controle do jogo, garantindo a vaga na prorrogação.