O Criciúma venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Heriberto Hülse, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Bolasie no início do segundo tempo.
Com o resultado, o Criciúma se afastou da zona de rebaixamento, alcançando 16 pontos e abrindo cinco de vantagem sobre o Atlético-GO, 17º colocado. Já o Cruzeiro, com 20 pontos, perdeu a chance de retornar ao G-6 e ocupa a 8ª posição, podendo terminar a rodada em 9º.
Além de garantir a segunda vitória como mandante no Brasileirão, o Criciúma quebrou um tabu de 22 anos sem vencer o Cruzeiro. A última vitória sobre os mineiros havia sido em 2002, pela Copa Sul-Minas. No Campeonato Brasileiro, o jejum era ainda maior, datando de 1994.
O jogo começou movimentado, com o Cruzeiro tendo a primeira chance clara aos dois minutos, em finalização de Arthur Gomes. Aos cinco minutos, o Criciúma respondeu com Éder, que tentou surpreender Anderson do meio-campo. Anderson ainda fez uma defesa importante em chute de Bolasie aos 10 minutos.
No início do segundo tempo, Bolasie marcou o gol da vitória do Criciúma após cruzamento da esquerda e falha na defesa cruzeirense. Anderson e Gustavo, goleiros das duas equipes, trabalharam bem para evitar mais gols. Aos 21 minutos, Barreal teve um chute defendido pelo goleiro do Criciúma, e Vitinho acertou o travessão aos 31. O Criciúma respondeu com Alano, que teve duas finalizações defendidas por Anderson, e Arthur Caíke desperdiçou uma chance de cabeça.
O Cruzeiro pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu empatar.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta o Corinthians no domingo, às 15h (do MS), no Mineirão. No mesmo dia, às 17h30, o Criciúma visita o Vitória no Barradão.