Em jogo de poucas chances e baixa inspiração, o Corinthians superou o Racing-URU por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (15), no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela quinta rodada do Grupo C da Copa Sul-Americana. O gol da vitória foi marcado por Matheus Bidu, aos 28 minutos do segundo tempo, e garantiu ao clube paulista a vice-liderança da chave.
Com o resultado, o Corinthians chegou aos oito pontos, ultrapassando o América de Cali, que empatou sem gols com o Huracán na Colômbia. Os argentinos lideram o grupo com 11 pontos e larga vantagem no saldo de gols — sete a mais que o Timão. A liderança dá acesso direto às oitavas de final, enquanto a segunda colocação leva ao playoff contra um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
Na rodada final, o Corinthians visita o Huracán no dia 27, às 20h30, em Buenos Aires. Para avançar ao mata-mata, precisa vencer os argentinos e assegurar a segunda colocação. A liderança, embora matematicamente possível, depende de uma goleada e tropeço improvável do Huracán no saldo de gols.
A equipe de Dorival Júnior teve dificuldades para criar no primeiro tempo. Com escalação alternativa, o Corinthians encontrou um adversário recuado e só levou perigo em jogadas de bola parada. Aos 22 minutos, Romero exigiu boa defesa de Amadé em finalização da entrada da área, mas foi o único lance de destaque nos 45 minutos iniciais.
Na tentativa de dar mais presença ofensiva, Dorival promoveu as entradas de Igor Coronado, Carrillo e Yuri Alberto no intervalo. A equipe apresentou leve melhora, mas ainda com pouca efetividade. Um gol de Talles Magno chegou a ser anulado aos 11 minutos, por falta no início da jogada.
O único gol da partida saiu aos 28 minutos, após pressão na área uruguaia. Carrillo dividiu com a defesa e a bola sobrou para Cotugno, que afastou mal. Matheus Bidu aproveitou, finalizou de bico e contou com desvio para balançar as redes e dar a vitória ao Corinthians.
Antes da decisão contra o Huracán, o Corinthians tem três compromissos: enfrenta o Santos neste domingo (19), às 15h, na Neo Química Arena, o Novorizontino na quarta-feira (22), às 20h30, também em casa, e o Atlético-MG no dia 24, na Arena MRV.