O Corinthians saiu na frente na disputa por uma vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana ao vencer o Fortaleza por 2 a 0 na noite desta terça-feira, no Castelão. Com gols de Igor Coronado e Yuri Alberto, o Timão jogou com autoridade fora de casa e conquistou uma importante vantagem no jogo de ida das quartas de final. O Fortaleza, por sua vez, teve uma atuação abaixo do esperado e viu sua invencibilidade de 21 partidas em casa chegar ao fim.
No primeiro tempo, o Corinthians controlou a posse de bola e enfrentou pouca resistência do Fortaleza, que não conseguiu pressionar, mesmo jogando diante de sua torcida. A única chance perigosa do time cearense ocorreu logo aos seis minutos, com Lucero, mas a defesa corintiana bloqueou a finalização. O Corinthians foi se soltando e, aos 38 minutos, Igor Coronado abriu o placar com um golaço, acertando um chute de fora da área no ângulo esquerdo de João Ricardo.
Na etapa final, o Corinthians manteve o domínio do jogo, mas teve dificuldades para concluir as chances criadas. Talles Magno e Yuri Alberto desperdiçaram oportunidades claras de ampliar o marcador. O Fortaleza, por sua vez, continuou sem conseguir criar jogadas perigosas, falhando no último passe. Aos 44 minutos, Yuri Alberto finalmente marcou o segundo gol, garantindo uma boa vantagem para o Timão no confronto.
Com a vitória, o Corinthians pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, na próxima terça-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, para avançar às semifinais. O Fortaleza precisa vencer por três gols de diferença para se classificar diretamente ou por dois gols para levar a decisão aos pênaltis.
No sábado, as duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians recebe o Atlético-GO, às 15h, na Neo Química Arena, enquanto o Fortaleza encara o Bahia, às 20h, no Castelão.