O Corinthians conquistou seu primeiro ponto no Grupo C da Copa Sul-Americana ao empatar por 1 a 1 com o América de Cali, nesta terça-feira (1º), no estádio Pascual Guerrero, na Colômbia. A equipe brasileira saiu atrás no placar após boa jogada individual de Luis Ramos no primeiro tempo, mas reagiu na etapa final com gol de Matheuzinho, em finalização desviada que enganou o goleiro Soto.
Com o resultado, o América de Cali chega a quatro pontos, liderando momentaneamente a chave. O Corinthians soma seu primeiro ponto na competição. Huracán, que tem três pontos, enfrenta o Racing-URU nesta quinta-feira, em Buenos Aires.
O primeiro tempo do Corinthians foi marcado por dificuldades, especialmente com a formação alternativa escolhida por Ramón Díaz. Após um início animador, os colombianos rapidamente se impuseram, com bom volume ofensivo e marcação consistente. O gol da equipe da casa saiu aos 23 minutos, após rápida cobrança de lateral e assistência de Balanta para Luis Ramos, que bateu firme de canhota para abrir o placar.
Sem mudanças no intervalo, o Corinthians continuou sem reação no início da etapa final e quase sofreu o segundo gol logo no primeiro minuto. Barrios chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento de Ramos na origem da jogada.
Diante da dificuldade, o técnico Ramón Díaz acionou titulares como André Carrillo, Yuri Alberto e Breno Bidon. As substituições mudaram o panorama do jogo. A equipe cresceu ofensivamente e passou a encontrar espaços, especialmente pelo lado direito com Carrillo. Héctor Hernández perdeu grande chance aos 24 minutos, mas a pressão surtiu efeito.
Aos 35, Carrillo tabelou com Matheuzinho, que finalizou de canhota. A bola desviou em Pestaña e enganou Soto, decretando o empate fora de casa.
Antes da partida, Corinthians e América de Cali prestaram homenagem ao ex-jogador Freddy Rincón, ídolo nas duas equipes, falecido em 2022.
O Corinthians volta a campo pela competição continental no dia 23, contra o Racing-URU, em Montevidéu. Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo compromisso será neste sábado, às 20h (do MS), contra o Vasco, em São Januário.