A desistência de Tite em assumir o Corinthians por motivos de saúde física e mental forçou a diretoria alvinegra a acelerar a busca por um novo treinador. O nome da vez é Dorival Júnior, que passou a ser tratado como prioridade após a negativa do ex-comandante da Seleção Brasileira.
A decisão de Tite, comunicada nesta semana, gerou frustração nos bastidores do clube, que tenta evitar uma situação semelhante à vivida em 2024. Na ocasião, após a saída de António Oliveira, o Corinthians demorou duas semanas e três jogos para oficializar Ramón Díaz como novo técnico. Durante o período, o time foi dirigido interinamente por Raphael Laruccia, com uma vitória sobre o Vitória e derrotas para Cruzeiro e Vasco.
A diretoria pretende encurtar o tempo de transição desta vez. Orlando Ribeiro, técnico do sub-20, comandou o time na vitória por 2 a 1 sobre o Sport, no último sábado, pela Série B, e deve novamente estar à frente da equipe na próxima quinta-feira, contra o Racing-URU, pela Copa Sul-Americana. A intenção, no entanto, é que esse seja o último jogo sob comando interino.
Para isso, Fabinho Soldado, diretor executivo de futebol, viajou a Florianópolis na terça-feira para apresentar pessoalmente o projeto esportivo a Dorival Júnior. A parte financeira ainda será discutida em uma etapa seguinte, caso o treinador aceite o convite.
Em entrevista ao “Flow Podcast”, o presidente Augusto Melo reforçou a urgência pela contratação. “Talvez possa ser amanhã (quarta-feira), depois de amanhã (quinta), mas se Deus quiser, nesta semana temos que anunciar alguém”, afirmou. “Por mais que tenhamos interino, jogadores empenhados, uma comissão alinhada com a filosofia, precisamos de um trabalho para ter continuidade.”
Dorival Júnior, demitido da Seleção há um mês, já havia sido procurado informalmente na semana passada, mas a falta de envolvimento direto da cúpula gerou desconforto. Com a chegada de Fabinho à negociação, a diretoria acredita que as conversas possam avançar de forma definitiva.
Caso aceite o convite, Dorival assumirá o quarto clube grande do estado de São Paulo, após passagens por Santos, Palmeiras e São Paulo. O Corinthians busca um nome experiente, disponível no mercado e que inspire confiança para a sequência da temporada.