Corinthians e Grêmio empataram por 0 a 0 na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto foi marcado por expulsões, revisão de jogadas pelo VAR e poucos lances de perigo efetivo, com as equipes deixando a decisão da vaga para a partida de volta na próxima semana.
O jogo foi intenso, mas com escassas chances claras de gol. O Grêmio foi quem mais ameaçou, especialmente em uma jogada individual de Soteldo e em uma cobrança de falta de Cristaldo que resultou em duas defesas importantes do goleiro Hugo Souza. O Corinthians, por sua vez, criou oportunidades com chutes de fora da área, mas também encontrou dificuldades em romper a defesa adversária.
Aos 7 minutos do segundo tempo, o Corinthians ficou com um jogador a menos após Raniele ser expulso por uma falta dura em Villasanti, após recomendação do VAR. Mesmo com a vantagem numérica, o Grêmio não conseguiu transformar a superioridade em campo em pressão ou gol, permitindo ao Corinthians criar uma grande chance no final do jogo. Nos acréscimos, Giovane marcou para o Corinthians, mas o gol foi anulado por impedimento, novamente após consulta ao VAR.
O jogo de volta, que definirá quem avança às quartas de final, está marcado para a próxima quarta-feira, às 20h30 (do MS), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Antes disso, ambas as equipes têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro no domingo: o Corinthians enfrenta o Juventude na Neo Química Arena, enquanto o Grêmio visita o Athletico-PR na Ligga Arena.
A ausência de gols no primeiro confronto significa que qualquer vitória no jogo de volta garante a classificação, enquanto um novo empate levará a decisão para os pênaltis.