O Corinthians sofreu uma eliminação amarga na Conmebol Libertadores, na noite desta quarta-feira, em Quito, Equador, o Timão foi impiedosamente derrotado pelo Independiente del Valle por 3 a 0, em jogo válido pela quinta rodada do Grupo E. Hoyos marcou duas vezes, e Sornoza, na conhecida "lei do ex", completou o placar para os donos da casa. Agora, em busca de um consolo para o fracasso, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo tentará garantir uma vaga na Copa Sul-Americana na última rodada do grupo. Dentro de campo, o Corinthians pouco fez para vencer e manter vivas suas chances de avançar às oitavas de final, sendo dominado pelos equatorianos.
Com esse resultado, o Corinthians estaciona nos quatro pontos, ocupando a terceira colocação na tabela. A mesma pontuação do lanterna Liverpool, seu adversário na rodada derradeira. A equipe alvinegra, portanto, depende apenas de si mesma para assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana.
No primeiro tempo, o Corinthians foi completamente dominado pelo Independiente del Valle em Quito. Os donos da casa construíram uma vantagem confortável, com dois gols de Hoyos. O primeiro aconteceu aos 16 minutos, após uma bela assistência de Sornoza, e o segundo aos 23, com um chute colocado de fora da área. Em ambos os lances, o zagueiro Murillo falhou na marcação dos adversários. O Del Valle ainda teve uma chance de ampliar aos 32 minutos, em uma jogada que quase resultou em um gol contra de Murillo, mas Cássio fez uma defesa salvadora. O Timão, em momento algum, mostrou qualquer reação ou ofereceu perigo ao time equatoriano.
No segundo tempo, a partida continuou sob controle do Independiente del Valle. Com bom toque de bola, a equipe equatoriana envolveu o Corinthians e pouco foi pressionada. O melhor momento do Timão ocorreu aos 21 minutos, quando Róger Guedes finalizou cruzado, sendo defendido por Pinargote. No entanto, aos 23 minutos, o Del Valle acabou com qualquer esperança corintiana. Sornoza ampliou a vantagem após uma bela jogada coletiva: 3 a 0. Cássio ainda evitou um placar mais elástico ao impedir o quarto gol.
Os próximos compromissos do Corinthians serão contra o Cuiabá, no sábado, às 17h30 (Horário do Mato Grosso do Sul), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, o Timão encerra sua participação na fase de grupos no dia 28, em confronto contra o Liverpool, em casa.