Apesar da derrota por 1 a 0 para o Bolívar nesta quinta-feira, em La Paz, o Flamengo garantiu sua classificação para as quartas de final da Copa Libertadores graças à vitória por 2 a 0 no jogo de ida, no Maracanã. O único gol da partida foi marcado por Bruno Sávio, mas o resultado agregado foi suficiente para manter o Rubro-Negro entre os oito melhores da América.
O Flamengo enfrentará o Peñarol nas quartas de final. O primeiro confronto será no Maracanã, com o jogo de volta no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. As datas e horários das partidas ainda serão definidos pela Conmebol, mas estão previstas para as semanas de 18 e 25 de setembro.
O Flamengo encontrou dificuldades na altitude de La Paz e foi pressionado pelo Bolívar durante todo o primeiro tempo. A equipe boliviana, jogando em casa, aproveitou as condições locais para pressionar desde o início, utilizando jogadas pelas laterais e cruzamentos na área. A defesa do Flamengo, composta por Fabrício Bruno e Léo Pereira, conseguiu neutralizar muitas das investidas do Bolívar. A melhor chance do Flamengo na primeira etapa veio aos 16 minutos, quando Gerson, após passe de De La Cruz, tentou driblar o goleiro Lampe, mas perdeu a oportunidade de abrir o placar.
No segundo tempo, o Bolívar intensificou a pressão e conseguiu abrir o placar com Bruno Sávio, após um belo lançamento de Fábio Gomes. A equipe boliviana continuou atacando com Henry Vaca e Ramiro Vaca, mas o goleiro argentino Rossi foi o grande destaque do Flamengo, fazendo importantes defesas que impediram que o Bolívar ampliasse a vantagem. Uma das defesas mais importantes ocorreu aos 36 minutos, em uma bomba de Henry Vaca, que poderia ter selado a eliminação do Flamengo.
O Flamengo, que ocupa a quarta posição no Campeonato Brasileiro com 41 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo, volta a campo neste domingo para enfrentar o Bragantino no Maracanã, às 19h (do MS).