Flamengo e Vasco empataram por 0 a 0 neste sábado (12), no Maracanã, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da ausência de gols, o clássico carioca foi movimentado e contou com boas oportunidades para ambos os lados. Os goleiros Rossi, pelo Flamengo, e principalmente Léo Jardim, pelo Vasco, foram os grandes responsáveis pelo placar zerado, com defesas decisivas ao longo dos 90 minutos.
Com o resultado, o Flamengo chegou a 11 pontos e assumiu provisoriamente a liderança do Brasileirão, podendo ser ultrapassado por Palmeiras ou Fluminense, que ainda jogam na rodada. Já o Vasco soma sete pontos e aparece momentaneamente na oitava colocação.
O clássico marcou o primeiro 0 a 0 entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro desde 2011. Desde então, haviam sido 19 partidas com gols. A partida também foi marcada por bom desempenho do Vasco no primeiro tempo e pressão do Flamengo na etapa final.
Léo Jardim foi o destaque da partida, com sete defesas — quatro consideradas difíceis —, garantindo o ponto fora de casa para o Vasco. Rossi também teve participação importante, evitando o gol vascaíno em chute perigoso de Nuno Moreira, ainda no primeiro tempo.
O Flamengo foi mais agressivo durante boa parte da partida, com Gerson sendo peça central na criação ofensiva. O meia obrigou Léo Jardim a duas defesas difíceis. Michael, Pedro, Cebolinha e Plata também levaram perigo, mas não conseguiram vencer a noite inspirada do goleiro adversário.
Do lado vascaíno, a equipe surpreendeu com uma postura mais ofensiva na primeira etapa, criando boas chances, como o chute de Paulo Henrique na trave e a finalização de Nuno Moreira defendida por Rossi. No segundo tempo, porém, o Vasco perdeu força ofensiva após as substituições e não finalizou nenhuma vez.
As equipes voltam a campo na terça-feira (16) pela Copa Sul-Americana. O Flamengo enfrenta a LDU, às 18h, em Quito, enquanto o Vasco recebe o Lanús, às 20h30, em São Januário. Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro encara o Corinthians no domingo (21), às 15h, no Maracanã. O Vasco visita o Cruzeiro no sábado (20), às 17h30, no Mineirão.