O GP da Bélgica, que acontecerá no Circuito de Spa-Francorchamps, traz preocupações em relação ao clima, com previsão de chuva especialmente na sexta-feira de classificação e no sábado de corrida sprint. O histórico de incidentes sob condições chuvosas, incluindo o acidente fatal do piloto Dilano Van 'T Hoff na Formula Regional Europeia (FRECA), torna a pista uma questão de preocupação. Após reformas ocorridas após a "não-corrida" de 2021, afetada pela chuva, a segurança no circuito foi melhorada, mas os pilotos ainda permanecem alertas.
O sistema de previsão meteorológica da britânica BBC indica a possibilidade de pancadas de chuvas com raios na sexta-feira e sábado, com treinos, classificações e a corrida sprint. Já no domingo, a expectativa é de pancadas mais leves de chuva. A temperatura durante todo o fim de semana deve variar entre 10ºC de mínima e 20ºC de máxima.
Em 2023, a chuva já foi um fator presente em sete dos 11 GPs realizados, incluindo corridas na Austrália, Mônaco, Espanha, Canadá, Áustria, Inglaterra e Hungria. Recentemente, no Circuito de Silverstone, a morte do piloto Dilano Van 'T Hoff causou comoção entre os pilotos Max Verstappen, Lewis Hamilton e Lance Stroll, reforçando a preocupação com a segurança nas corridas sob chuva.
A história de acidentes em Spa-Francorchamps também traz à tona a necessidade de precaução. Em 2021, pilotos da W Series ficaram feridas após um acidente envolvendo seis carros. Em 2020, um grave incidente envolveu George Russell e Antonio Giovinazzi, enquanto a Fórmula 2 registrou o acidente fatal de Anthoine Hubert em 2019.
Para garantir a segurança dos pilotos, o Circuito de Spa-Francorchamps passou por reformas significativas que custaram cerca de R$ 419 milhões. A pista foi recapeada, as áreas de escape foram expandidas e ganharam britas, e a icônica curva Eau Rouge teve sua barreira modificada.
A fim de melhorar a visibilidade em condições de chuva, a F1 autorizou testes de um paralama que reduziria a quantidade de spray jogado dos pneus aos pilotos de trás, mas a Mercedes não trouxe boas notícias a respeito do novo dispositivo.