A revista francesa France Football anunciou nesta quinta-feira que a cerimônia da Bola de Ouro de 2024 será realizada no dia 28 de outubro no Théâtre du Châtelet, em Paris. Este ano, a tradicional premiação contará com a parceria da Uefa. Os finalistas serão revelados no dia 4 de setembro.
Ao todo, serão distribuídos dez prêmios, com destaque para a Bola de Ouro, concedida ao melhor jogador e à melhor jogadora da temporada. Em 2023, Lionel Messi e Aitana Bonmatí foram os vencedores das principais categorias. Novidades deste ano incluem as premiações para melhor técnico no futebol masculino e feminino.
Os prêmios que serão entregues na cerimônia são:
Entre os favoritos ao prêmio de melhor jogador, a imprensa internacional destaca Vinicius Junior. O atacante brasileiro teve uma temporada excepcional pelo Real Madrid, que conquistou a Champions League, a La Liga e a Supercopa da Espanha. Vinicius foi eleito o melhor jogador da Champions League, com 24 gols e nove assistências. Pela seleção brasileira, ele se prepara para disputar a Copa América em junho e julho.
A Bola de Ouro avalia o desempenho dos jogadores durante a temporada europeia, que vai do segundo semestre de um ano ao primeiro semestre do ano seguinte. A votação é realizada por jornalistas dos 100 países melhor posicionados no ranking da Fifa.