A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira o adiamento dos jogos dos clubes do Rio Grande do Sul por 20 dias, em virtude das enchentes que assolaram o estado. A medida afeta não apenas os times que disputam a Série A do Brasileirão, como Grêmio, Internacional e Juventude, mas também se estende aos demais torneios organizados pela entidade.
Os jogos dos clubes gaúchos já haviam sido adiados na rodada passada, porém, diante do agravamento da situação, com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho por pelo menos um mês, a CBF optou por ampliar sua decisão para as próximas rodadas.
Os clubes gaúchos haviam solicitado, por meio da Federação Gaúcha de Futebol, o adiamento das partidas por 20 dias. Embora tenha havido pressão para adiar toda a 6ª rodada do Brasileirão, a CBF optou por manter o andamento do campeonato sem a participação dos gaúchos.
Além dos jogos da Série A do Brasileirão, as partidas das séries C e D, assim como das três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20, foram afetadas pela medida.
As competições internacionais também foram impactadas, com a Conmebol adiando os confrontos do Grêmio pela Libertadores e do Inter pela Sul-Americana.
Os clubes gaúchos enfrentam desafios logísticos significativos devido às enchentes, com estruturas como gramados de estádios e centros de treinamento sendo afetadas. A situação é especialmente complicada para o Juventude, que tem enfrentado dificuldades para se deslocar devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho.
A decisão da CBF visa contribuir para a recuperação do estado do Rio Grande do Sul, que sofreu graves consequências em decorrência das fortes chuvas, com um número significativo de mortos, desaparecidos e desabrigados, além de danos materiais em diversas regiões.