A seleção brasileira masculina de vôlei iniciou a última semana da fase classificatória da Liga das Nações com uma vitória de virada sobre a Holanda. O confronto, realizado nesta terça-feira em Manila, nas Filipinas, terminou com o placar de 3 sets a 1 a favor do Brasil, com parciais de 24/26, 25/23, 31/29 e 25/20. Darlan foi o destaque da equipe brasileira, ofuscando Nimir, maior pontuador da competição.
Nimir, capitão da seleção holandesa, marcou 38 pontos e assumiu a liderança no ranking de pontuadores da Liga das Nações. Darlan, pelo Brasil, contribuiu com 26 pontos.
“Fizemos uma boa semana de treinos, mas ainda não conseguimos converter tudo que a gente treinou no jogo. O time foi melhorando durante a partida, o Darlan cresceu muito depois do segundo set, teve um percentual alto no ataque, voltou a sacar melhor. Os centrais foram muito bem. Tivemos dificuldade com o Nimir, que é um jogador de altíssimo nível, mas poderíamos ter trabalhado melhor o nosso sistema defensivo. Agora temos que crescer durante a semana e ter mais consistência”, afirmou o técnico Bernardinho.
Com a vitória, o Brasil chegou a seis triunfos em nove jogos, somando 19 pontos e subindo para a terceira posição. A equipe brasileira ainda pode ser ultrapassada pelo Japão, que enfrenta o Canadá nesta terça-feira, e pela França e Polônia, que jogam na quarta-feira.
O Brasil volta à quadra de Manila na quinta-feira, às 7h (do MS), contra os Estados Unidos. Canadá e França são os últimos adversários do Brasil na fase classificatória.
A Liga das Nações tem dois grupos com oito equipes. Após três etapas, as sete melhores equipes e o país sede das finais, Polônia, avançam à fase final, que será disputada entre 27 e 30 de junho.
Os times que garantiram vaga para as finais até agora são Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia, Canadá e França. As cinco vagas restantes serão decididas pelo ranking mundial no dia 24 de junho.
A seleção brasileira enfrenta os Estados Unidos na próxima quinta-feira, em Manila. Na sequência, os adversários serão Canadá e França.
Os times participantes da VNL 2024 incluem Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Japão, Países Baixos, Polônia, Sérvia e Turquia. A África ainda busca representação para as Olimpíadas, mas não tem equipes na VNL.