Na quinta-feira (13), a seleção brasileira feminina de vôlei manteve sua invencibilidade na Liga das Nações (VNL) ao vencer a Alemanha por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/22, 21/25 e 26/24. Com este resultado, o Brasil acumula dez vitórias em dez jogos.
A partida foi marcada por altos e baixos, com a equipe brasileira enfrentando dificuldades no ataque. A ponteira e capitã Gabi se destacou, anotando 28 pontos, e foi essencial para o triunfo da seleção.
"Foi uma partida muito difícil. A Alemanha nos causou problemas desde o início. O saque delas foi bom, bloqueio e defesa funcionaram bem. As atacantes jogaram de forma inteligente e cometeram poucos erros. Estou orgulhosa do time outra vez. Tivemos muitas reviravoltas e momentos difíceis, mas nunca desistimos. E é isso que temos feito nesta Liga das Nações. Não há adversários fáceis", avaliou Gabi após a vitória.
Com este desempenho, Gabi chegou a 181 pontos na VNL, tornando-se a maior pontuadora da seleção brasileira e uma das cinco melhores do torneio. A capitã, no entanto, enfatizou o trabalho coletivo da equipe:
"Só quero ajudar o time ao máximo. As meninas também estão fazendo um trabalho incrível. Sempre digo isso, e não é clichê: o Brasil não tem uma única jogadora que faz a diferença. Tem 14 atletas que podem fazer a diferença", declarou.
Este foi o sexto confronto entre Brasil e Alemanha na história da VNL feminina, com a equipe comandada por Zé Roberto Guimarães conquistando a quarta vitória. Nenhum dos triunfos brasileiros contra as alemãs foi por 3 sets a 0.
Com a vitória, o Brasil tinha a chance de assumir provisoriamente a liderança do ranking mundial, mas precisava vencer por 3 a 0. A Turquia, atual líder, poderá ampliar a distância para as brasileiras se vencer a República Dominicana na mesma rodada.
O próximo compromisso do Brasil será contra a Bulgária, nesta sexta-feira (14), às 2h30 (de Brasília). A seleção brasileira, líder com 28 pontos, enfrentará seu terceiro jogo em menos de 72 horas.
O técnico Zé Roberto Guimarães optou por dar chance a jogadoras que não foram titulares contra a Polônia, na quarta-feira. Assim, o Brasil começou a partida com Macris, Kisy, Gabi, Júlia Bergmann, Diana, Carol e Nyeme. Ana Cristina foi poupada devido a um desconforto na panturrilha esquerda.
No primeiro set, a seleção brasileira venceu por 25 a 20, com Kisy, Júlia Bergmann, Diana e Gabi empatadas como maiores pontuadoras, cada uma com quatro pontos. No segundo set, o Brasil abriu vantagem, mas a Alemanha reagiu, equilibrando a parcial. Com a inversão do 5x1, com as entradas de Roberta e Rosamaria, e o bom desempenho de Gabi, a seleção brasileira venceu por 25 a 22.
No terceiro set, a Alemanha se destacou, aproveitando dificuldades do Brasil no passe, e venceu por 25 a 21. O quarto set foi novamente equilibrado, com o Brasil abrindo vantagem, mas enfrentando um bloqueio forte da Alemanha, que empatou a parcial. No entanto, a seleção brasileira conseguiu fechar o set em 26 a 24, garantindo a vitória.