Na madrugada desta quinta-feira, a seleção masculina de vôlei do Brasil conquistou uma vitória por 3 sets a 0 sobre a Holanda na segunda partida da terceira semana da Liga das Nações. Os parciais foram de 25/21, 25/15 e 25/20. O confronto ocorreu em Pasay City, nas Filipinas, que será o palco dos próximos jogos da equipe brasileira. Honorato, Lucão e Ter Maat foram os maiores pontuadores da partida, com dez pontos cada. Destaca-se o desempenho do central brasileiro, que contribuiu com seis dos 11 pontos de bloqueio do Brasil no jogo.
Com essa vitória, o Brasil garantiu sua classificação para a fase final da Liga das Nações, que será realizada de 19 a 23 de julho em Gdansk, na Polônia. A seleção brasileira não pode mais ser alcançada pelas equipes que ocupam o nono e décimo lugares, França e Sérvia, respectivamente. As oito melhores equipes avançam para as finais.
Após o jogo contra a Holanda, a equipe comandada por Renan Dal Zotto permanecerá em Pasay City para enfrentar a Polônia na madrugada desta sexta-feira, às 0h, e em seguida a China no dia 8.
Com sete vitórias e três derrotas, o Brasil ocupa agora a terceira posição na classificação geral da Liga das Nações, enquanto a Holanda está em oitavo. O Japão lidera a classificação geral como a única equipe com 100% de aproveitamento até o momento, em nove jogos disputados.
No primeiro set, houve equilíbrio, destacando-se Nimir, oposto da seleção holandesa, como a principal referência de ataque. Pelo lado brasileiro, Honorato e Alan lideraram o ataque, mas o destaque foi Lucão, que se destacou nos bloqueios e foi decisivo para a vitória do Brasil no set por 25 a 21.
No segundo set, a seleção holandesa encontrou dificuldades na recepção e cometeu muitos erros ao longo da parcial. O Brasil conseguiu neutralizar Nimir e atuou com mais tranquilidade, contando com ótima atuação de Honorato, Judson e Bruninho para fechar o set em 25/15.
O terceiro set foi dominado pela seleção brasileira, com Lucão liderando os bloqueios e Honorato convertendo a maioria das bolas em pontos. O Brasil venceu a terceira parcial por 25/20.
A Liga das Nações conta com a participação de 16 seleções e é disputada em duas fases de competição. Na primeira fase, cada equipe joga 12 partidas em três etapas diferentes, com cada jogo valendo pontos para a tabela classificatória.
Após as três rodadas, as oito melhores equipes avançam para a fase final, sendo que o país sede da fase final tem vaga garantida. No caso da competição masculina, a Polônia já está assegurada como anfitriã.
Na fase final, o formato é de eliminatórias diretas, com o primeiro colocado enfrentando o oitavo, o segundo enfrentando o sétimo, e assim por diantenas quartas de final. Em seguida, serão disputadas as semifinais e as finais para determinar o campeão.