O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano e da Oceania de Judô, em Calgary, Canadá, com um brilhante desempenho. No último dia do torneio, o país conquistou a medalha de ouro na disputa por equipes mistas, superando Cuba na final por 4 a 0.
Essa vitória consagrou o Brasil com sua sétima medalha de ouro no campeonato. No total, a equipe brasileira conquistou impressionantes 16 medalhas, demonstrando a forte presença dos atletas na competição.
Um dos destaques foi Mayra Aguiar, que, após se recuperar de lesões e não ter competido no ano, garantiu o ouro na categoria até 78kg ao vencer a neozelandesa Moira De Villiers na final. Daniel Cargnin, também medalhista olímpico, obteve seu primeiro título pan-americano na categoria até 73kg, triunfando sobre Arthur Margelidon, do Canadá, na decisão.
Na categoria feminina mais disputada do continente, Rafaela Silva, campeã mundial em 2022, levou a prata. Após vencer a canadense Jessica Klimkait, campeã mundial em 2021, na semifinal, Rafaela foi superada na final por Christa Deguchi, também do Canadá, e campeã mundial deste ano.
Outros ouros brilharam para o Brasil com Larissa Pimenta (52kg), Bia Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg) e Matheus Takaki. O resultado de Matheus é especialmente relevante, uma vez que o Brasil não está na zona de classificação olímpica no ranking mundial na categoria ligeiro, mas ele contribuiu com 700 pontos conquistados em Calgary.
Nas categorias femininas até 48kg e até 70kg, em que o Brasil também não se encontra na zona de classificação olímpica, Natasha Ferreira, de 24 anos, e Luana Carvalho, de 21 anos, levaram o bronze. Jéssica Pereira (52kg), Willian Lima (66kg) e Michel Augusto (60kg) também conquistaram o bronze, enquanto Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Guilherme Schmidt (81kg) foram vice-campeões.
A prata de Guilherme gerou alguma controvérsia, já que o árbitro interpretou erroneamente um lance, atribuindo o wazari ao adversário canadense François Gauthier Drapeau, o que acabou sendo decisivo para a vitória local.
Pensando na corrida olímpica, a prata de Leonardo Gonçalves, enquanto Rafael Buzacarini ficou em quinto, amplia a vantagem de Leo na busca por uma vaga em Paris. Por outro lado, Ketley Quadros, que terminou em quinto na categoria até 63kg, perdeu uma oportunidade crucial de conquistar pontos importantes. A veterana de 35 anos, classificada em 18º no ranking olímpico, agora enfrenta o risco de ficar de fora dos Jogos.