A seleção brasileira enfrentará Senegal em um amistoso nessa terça-feira (20), no estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal. A partida está marcada para às 15h (horário do Mato Grosso do Sul) e será o segundo compromisso da equipe na data Fifa de junho.
O Brasil vem de uma vitória por 4 a 1 sobre Guiné no último sábado (17), enquanto Senegal empatou por 1 a 1 contra Benin, fora de casa, nas Eliminatórias da Copa Africana de Nações. O último encontro entre as seleções ocorreu em um amistoso disputado em 2019, em Singapura, que terminou empatado em 1 a 1.
Este será o último jogo da seleção brasileira antes do início das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A equipe estreará na competição em setembro, jogando em casa contra a Bolívia.
Para o confronto contra Senegal, é esperada apenas uma mudança em relação à escalação do jogo contra Guiné. Rodrygo, com dores no joelho direito, não treinou na véspera da partida e provavelmente será desfalque. Malcom, que estreou pela seleção no último jogo e teve uma boa temporada pelo Zenit, da Rússia, é o escolhido para substituí-lo.
O goleiro Alisson, com um trauma no dedo mindinho da mão esquerda, também deve continuar como desfalque, com Ederson sendo o titular mais uma vez.
A provável escalação da seleção brasileira para o jogo inclui Ederson no gol, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas na defesa, Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá no meio-campo, e Malcom, Vinicius Junior e Richarlison no ataque.
Senegal, a segunda melhor seleção africana no ranking da FIFA, tem jogadores atuando em grandes ligas do futebol mundial, como Inglaterra, Itália e Espanha. Alguns dos destaques são o atacante Nicolas Jackson, os zagueiros Diallo e Koulibaly, e o renomado Sadio Mané, que atualmente joga pelo Bayern de Munique.
A arbitragem do jogo será comandada pelo árbitro português Gustavo Correia, auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota, também portugueses. O quarto árbitro será Helder Carvalho, e o VAR ficará a cargo de Helder Malheiro, ambos de Portugal.