Em um dia de pouca inspiração, a Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 com a Colômbia nesta terça-feira, em Santa Marta, na Califórnia, encerrando a primeira fase da Copa América na segunda posição do Grupo D. A Colômbia, com duas vitórias e um empate, ficou com a liderança do grupo. Raphinha, de falta, marcou para o Brasil, enquanto Muñoz empatou para os colombianos.
Para a partida das quartas de final contra o Uruguai, o Brasil terá um grande desfalque: Vinicius Junior recebeu um cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. O confronto contra os uruguaios será no sábado, às 21h (do MS). A Colômbia enfrentará o Panamá, segunda colocada do Grupo C, às 18h, no mesmo dia.
Depois de uma vitória sobre o Paraguai que demonstrou evolução, a Seleção Brasileira teve uma atuação apagada contra a Colômbia. A equipe comandada por Dorival Junior não conseguiu impor seu jogo e foi controlada pelos colombianos durante a maior parte do tempo. A Colômbia teve mais finalizações (13 contra 7) e encerrou a partida com gritos de "olé" da torcida.
O Brasil abriu o placar aos 11 minutos, com Raphinha cobrando uma falta perfeita no ângulo do goleiro Vargas. A Colômbia empatou aos 47 minutos do primeiro tempo, com Muñoz tocando na saída de Alisson.
A arbitragem da partida foi alvo de reclamações por parte da seleção brasileira. O lance mais controverso ocorreu aos 42 minutos do primeiro tempo, quando Vinicius Junior caiu na área após uma dividida com Muñoz e pediu pênalti, que não foi marcado pelo árbitro.
Com o empate, a Colômbia aumentou sua sequência de invencibilidade em jogos oficiais, somando agora 26 partidas sem perder. A última derrota foi em fevereiro de 2022, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, quando perdeu por 3 a 0 para a Argentina. Desde então, são 20 vitórias e seis empates.