O Botafogo assegurou sua classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores da América ao vencer o Universitario por 1 a 0 nesta quinta-feira, no estádio Monumental de Lima, no Peru. Jeffinho marcou o gol decisivo na partida válida pela quinta rodada do Grupo D.
O primeiro tempo foi marcado por muita correria e pouca inspiração ofensiva. O Universitario teve maior posse de bola, mas faltou criatividade para superar a defesa bem postada do Botafogo. O time peruano tentou explorar os lados do campo, especialmente nas costas de Hugo, mas não conseguiu levar perigo ao goleiro John. O Botafogo, por sua vez, teve dificuldades em conectar contra-ataques com a dupla Júnior Santos e Luiz Henrique. Assim, os primeiros 45 minutos terminaram sem grandes emoções e sem gols.
O cenário pouco mudou no início do segundo tempo, com o Universitario tentando pressionar através de cruzamentos, mas sem sucesso. A defesa do Botafogo, liderada por Bastos, foi intransponível pelo alto. A entrada de Jeffinho no lugar de Luiz Henrique deu novo fôlego ao ataque do Glorioso. Pouco depois de desperdiçar uma chance clara, Jeffinho aproveitou um belo passe de Savarino, deslocou o goleiro e marcou o gol da vitória aos 70 minutos. A partir daí, o Botafogo se manteve seguro defensivamente, impedindo qualquer reação do Universitario e garantindo a classificação.
Com a vitória, o Botafogo chegou aos nove pontos, igualando a pontuação do líder Junior Barranquilla, mas ficando em segundo lugar devido ao saldo de gols (3 a 1 para os colombianos). A definição do primeiro colocado do Grupo D será no confronto direto entre Botafogo e Junior Barranquilla no dia 28 de maio, no estádio Metropolitano.