Em uma partida decisiva pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo derrotou o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque, pela 12ª rodada. Apesar do maior domínio do time paulista, foi Tiquinho Soares quem marcou o gol da vitória. Gustavo Gómez chegou a marcar para o Palmeiras na primeira etapa, mas o lance foi anulado pelo VAR devido a impedimento. No segundo tempo, o Palmeiras teve a chance de empatar aos 36 minutos, mas Raphael Veiga cobrou um pênalti para fora. Com essa vitória, o Botafogo manteve a liderança e derrubou o Palmeiras para o quarto lugar na tabela. A distância entre o Botafogo e o novo vice-líder, Grêmio, é de sete pontos.
Com a vitória, o Botafogo alcançou 30 pontos e abriu uma vantagem de sete pontos sobre o Grêmio, que agora ocupa a segunda posição. O Palmeiras, estacionado nos 22 pontos, caiu para a quarta colocação após duas derrotas consecutivas na competição.
Apesar de ter tido mais posse de bola e criar mais chances, o Palmeiras não conseguiu superar a eficiência de Tiquinho Soares. Em uma das poucas oportunidades do Botafogo no primeiro tempo, o artilheiro do Brasileirão aproveitou um rebote na entrada da área, driblou Zé Rafael e chutou forte com a perna esquerda, abrindo o placar aos 27 minutos. O Palmeiras teve a chance de pelo menos empatar, mas o gol de Gustavo Gómez foi anulado devido a impedimento após revisão do árbitro de vídeo.
No segundo tempo, o jogo ficou mais equilibrado, com o Botafogo conseguindo igualar as forças. No entanto, foi o Palmeiras quem esteve mais perto de marcar. Com um ataque mais efetivo, o Verdão chegou com perigo à área adversária e teve a melhor chance aos 36 minutos, mas Raphael Veiga chutou para fora o pênalti cobrado. O Botafogo quase ampliou em contra-ataques com boas chegadas de Victor Sá e Luís Henrique, mas faltou precisão na finalização de ambos. Nos minutos finais, apesar da pressão palmeirense, o Botafogo conseguiu segurar a bola no campo de ataque, controlar o jogo e garantir mais uma vitória no Brasileirão.
O Palmeiras voltará a campo na próxima quinta-feira (29), às 20h (horário do Mato Grosso do Sul), contra o Bolívar, no Allianz Parque, em um confronto decisivo para encerrar a fase de grupos da Copa Libertadores da América. No mesmo dia e horário, o Botafogo enfrentará o Magallanes-CHI no estádio Nilton Santos, pela Copa Sul-Americana.