O Botafogo dominou grande parte do jogo, criou várias chances e chegou a acertar a trave, mas não conseguiu sair do 0 a 0 contra o São Paulo, nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pelo confronto de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. Apesar da pressão alvinegra, o Tricolor Paulista resistiu e garantiu o empate, deixando a decisão para o jogo de volta, no dia 25 de setembro, no Morumbi.
Sem vantagem no placar agregado, a definição da vaga para a semifinal ficará para o segundo confronto. Quem vencer no Morumbi garantirá a classificação. Em caso de novo empate, a disputa será decidida nos pênaltis.
O Botafogo começou o jogo de forma avassaladora, controlando as ações no primeiro tempo e encurralando o São Paulo em seu campo de defesa. As melhores oportunidades vieram dos pés de Savarino, que acertou o travessão, além de Luiz Henrique e Igor Jesus, que também chegaram perto de abrir o placar, mas falharam nas finalizações. O São Paulo, que entrou com uma formação defensiva de três zagueiros, buscava surpreender nos contra-ataques, porém, só conseguiu alguns momentos de destaque com William Gomes, sem ameaçar o goleiro John.
No segundo tempo, o Botafogo manteve a mesma intensidade inicial, mas o São Paulo melhorou após a entrada de Wellington Rato no lugar de Rafinha, desfazendo o esquema de três zagueiros e reorganizando a defesa. O Botafogo sentiu a troca de Luiz Henrique por Tiquinho, o que permitiu que o São Paulo tivesse suas melhores chances, incluindo uma finalização de Calleri, livre na área, que acabou indo por cima do gol.
Mesmo com o volume de jogo superior até o final, o Botafogo não conseguiu vencer o goleiro Rafael. A torcida alvinegra, no entanto, fez sua parte, criando um belo mosaico nas arquibancadas e estabelecendo o recorde de público do clube em 2024.
Antes do decisivo jogo de volta pela Libertadores, Botafogo e São Paulo têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana. O Botafogo enfrenta o Fluminense no clássico carioca, no sábado, no Maracanã, enquanto o São Paulo recebe o Internacional no Morumbi, no domingo.